Prefeitura de Porto Rico cancela evento de som automotivo no Carnaval


Por Portal da Cidade Paranavaí e CBN Maringá

A prefeitura de Porto Rico (a 170 quilômetros de Maringá) decretou, na sexta-feira, 14, estado de emergência por causa da possível epidemia de dengue no município. Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, a cidade, que tem pouco mais de 2,5 mil habitantes, já contabiliza 70 casos notificados de dengue e 36 confirmados.

“Fica declarado situação excepcional de emergência na saúde pública de Porto Rico, para execução de ações necessárias ao combate da proliferação do mosquito Aedes Aegypti e para a implementação de Programa Municipal de Combate e Prevenção à Dengue, durante 90 (noventa) dias, sujeito a prorrogação por igual período”, diz um trecho do decreto assinado pelo prefeito Marcelo de Lima Machado.

Por causa da situação epidêmica, o decreto também determina que ficam suspensas as festividades comemorativas em locais públicos, inclusive o festival de som automotivo, que estava marcado para ocorrer nos dias 22, 23 e 24, às margens do Rio Paraná.

“Os munícipes, visitantes, turistas devem observar as regras Municipais e se submeterem às orientações das autoridades de Vigilância Sanitária, sujeitando-se as penas da lei”, complementa o decreto.

O evento chega a reunir cinco mil pessoas. Os organizadores concordaram em suspender o evento porque entenderam a preocupação do Poder Público: dengue e sarampo. Conforme explica a secretária de Turismo de Porto Rico, Jussara Stachoziak.

“Foi um pedido da própria Secretaria da Saúde, que constatou que nós estamos a um passo de uma epidemia em função do número de casos confirmados de dengue. Em atenção a essa preocupação da secretaria com relação à saúde da população, nós entramos num acordo que deveríamos cancelar não o Carnaval, mas o som automotivo, porque tem pode reunir 300 carros no mesmo espaço e isso aglomera um número muito grande [de pessoas]. A preocupação é com o excesso de pessoas concentradas e com o volume de lixo que vai se acumular”, detalhou a secretária. 

Segundo o decreto assinado pelo prefeito da cidade, serão intensificadas as ações de combate à dengue no município, inclusive com a contratação de mais funcionário e de serviços emergenciais sem a necessidade de licitação. Confira aqui o decreto na íntegra.

Leia outras notícias de Paranavaí e região no Portal da Cidade Paranavaí.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Sair da versão mobile