Bombeiros alertam para falso e-mail enviado em nome da corporação


Por Monique Manganaro

Em nota divulgada nesta semana, o Corpo de Bombeiros, por meio do 9º Subgrupamento, em Paranavaí, alertou a população sobre um falso e-mail que tem sido enviado em nome da corporação. A mensagem, destinada principalmente a proprietários de estabelecimentos comerciais, avisa sobre a necessidade de regularização dos documentos do local, mas o aviso é falso.

Recentemente, o proprietário de um minimercado de Querência do Norte (a 203 quilômetros de Maringá) recebeu um e-mail indicando que um documento estava vencido e precisava ser regularizado. A mensagem dizia, ainda, que a não regularização do documento poderia implicar na suspensão do CNPJ da empresa.

Segundo explica o tenente Victor Kamei, não há nenhuma confirmação se o envio do e-mail faz parte de algum golpe. A corporação busca descobrir, no entanto, qual a finalidade da prática, se o objetivo é a coleta de dados de terceiros ou extorsão.

“Fato é que não é o Corpo de Bombeiros. Eles utilizam o nome ‘bombeiros’, ainda que não se referencie ao do Paraná, falam que é municipal. Mas não existe nenhum Corpo de Bombeiros, nenhuma secretaria municipal [dos bombeiros]. E como só o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná que é responsável por alvarás, certificados, vistorias, fiscalização e análise de projetos, então eles estão utilizando, sim, uma informação falsa”, afirma Kamei.

A corporação deixa claro que o Corpo de Bombeiros é um órgão estadual e que não tem qualquer secretaria municipal ou diretorias regionais.

A recomendação é que, caso o proprietário do estabelecimento receba um e-mail semelhante, deve-se confirmar a veracidade do pedido por meio do site do Corpo de Bombeiros do Paraná. O acesso é feito com o CNPJ cadastrado no sistema. 

Se houver dúvida, é possível, também, fazer a confirmação diretamente com o Setor de Prevenção a Incêndios e a Desastres do 9º SGBI pelo telefone (44) 3423-1269 ou via e-mail 9sgbi-b7@bm.pr.gov.br.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Sair da versão mobile