Em estado de alerta, Governo do Paraná anuncia mutirão contra a dengue


Por Monique Manganaro, com informações de Luciana Peña

O alto número de casos de dengue no Paraná mobilizou o Governo do Estado. Em situação de alerta, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) anunciou um mutirão em todo o Paraná para unir forças contra a doença. Nesta quarta-feira, 18, o secretário de Saúde Beto Preto percorre cidades do noroeste, região que concentra a maior parte das cidades em epidemia.

O número de casos de dengue aumentou 2.500% neste período epidemiológico – de agosto até agora – em comparação com o anterior.

Em Nova Cantu (a 232 quilômetros de Maringá), cidade com pouco mais de sete mil habitantes, já são 400 casos confirmados e foram registradas duas mortes pela doença. Com o pesticida usado no fumacê – fornecido pelo Ministério da Saúde – em falta, os gestores queriam utilizar outro tipo de veneno, mas não puderam, por orientação da Sesa. 

Segundo o secretário, a principal arma contra a doença é combater os focos de proliferação do mosquito, que agora também se reproduz em locais onde a água parada está suja. “O veneno de saúde pública não tem ação residual, ele atinge o mosquito que está ali naquele momento”, explicou em entrevista à CBN Maringá

Ouça a entrevista completa: 

https://old.gmconline.com.br/wp-content/uploads/2020/06/56598f97a84a6773bcf2d7d02b6dc1a3.mp3

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Sair da versão mobile