Lei Aldir Blanc: Paiçandu espera receber R$ 317 mil para espaços culturais


Por Victor Simião/CBN Maringá

A Secretaria de Cultura de Paiçandu esperar receber R$ 317 mil do Governo Federal para auxiliar empresas e espaços culturais da cidade. O dinheiro será repassado por meio da lei Aldir Blanc, uma proposta que quer ajudar o setor nesta pandemia da covid-19. Entre outras medidas burocráticas, a lei determina que a cidade crie uma comissão e depois um decreto para regulamentar como a verba será destinada. 

A ajuda aos artistas ficou sob a responsabilidade do Governo do Paraná. O município repassa verba a pessoas jurídicas. Nesta semana, a Prefeitura deve criar uma comissão para esse trabalho, disse o secretário de Cultura de Paiçandu, Luciano Scuissatto.

“Desde o início nós estamos acompanhando os debates, participando dos seminários promovidos pela Secretaria de estado da Cultura e também pela Confederação Nacional dos Municípios, para que a gente possa aplicar os recursos da lei Aldir Blanc e contribuir com os artistas e espaços culturais da nossa cidade. Nesse momento, estamos em discussão com o nosso setor de Planejamento e Projetos, e ainda nesta semana vamos implementar uma comissão de emergência para gerenciar os projetos, as ações e os recursos dessa lei. Com essa comissão, que vai integrar um corpo interdisciplinar, a gente pretende tão breve poder repassar esses recursos e beneficiar os artistas que tanto estão precisando neste momento”, explica.

No início de agosto, o município lançou uma plataforma digital para cadastrar os artistas e espaços culturais na cidade. Oito artistas fizeram o registro, e nenhum espaço foi cadastrado – dado considerado baixo pela secretaria. A pasta disse acreditar haver mais gente na cidade e espera poder fazer o mapeamento. 

Em julho, o Sistema Municipal de Cultura foi aprovado em Paiçandu. No momento, a secretaria informou estar fazendo a implantação dessa medida. 

Sair da versão mobile