Morre adolescente internada com meningite em Campo Mourão


Por Nailena Faian

A adolescente de 15 anos que estava internada na Santa Casa de Campo Mourão (a 95 quilômetros de Maringá) com meningite tipo B não resistiu e morreu na madrugada desta terça-feira (26). De acordo com o hospital, a família autorizou a doação de órgãos.

Nathalia Ferreira Hernando estava hospitalizada desde a última sexta-feira (22). Após ser diagnosticada com meningite, a Secretaria de Saúde  foi comunicada e medicou pessoas com quem a paciente teve contato íntimo ou com saliva, que são formas de contágio da doença.

Nas redes sociais e no colégio onde a adolescente estudava, o caso provocou alarde. Foi necessário uma reunião com a presença do médico infectologista Rodolfo Poliseli, o chefe da 11ª Regional de Saúde, Eurivelton Siqueira e a enfermeira responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica, Edna Simão, para explicar a situação para a comunidade.

Segundo a prefeitura, o último registro de meningite no município foi em 2016. Nos postos de saúde de todo o país, a vacina disponbilizada é contra a meningite do tipo C. A do tipo B só tem na rede privada.

“É um caso atípico, fora da nossa rotina e por isso todos os órgãos de saúde foram mobilizados, tomaram as providências cabíveis e adotaram os protocolos que o caso requer”, afirmou o secretário Sérgio Henrique quando a adolescente ainda estava internada com vida.

Os principais sintomas na meningite são febre alta, dor de cabeça, calafrios, alteração no estado mental, náuseas e rigidez de pescoço.

Sair da versão mobile