Prefeitura de Astorga diz que servidor não desviou combustível


Por Nailena Faian

O portal GMC Online divulgou, nessa quarta-feira (3), que a 1ª Promotoria de Justiça de Astorga (a 62 quilômetros de Maringá) denunciou um servidor comissionado por desviar combustível de carros da prefeitura da cidade.

Nesta quinta-feira (4), a prefeitura se manifestou contrária à promotoria. Segundo a nota, não houve nenhum tipo de desvio de combustível para benefício particular. “Tanto o servidor que está sendo responsabilizado quanto os demais funcionários desta administração não compactuam com nenhum tipo de irregularidade. Mais uma vez o Ministério Público é induzido ao erro por falsas e irresponsáveis denúncias da oposição e a Justiça comprovará a legalidade dos fatos”, diz o texto.

O servidor foi afastado por medida cautelar requerida pela promotoria. Segundo a denúncia, ele falsificava documentos para desviar combustível, simulando abastecimento de veículos da prefeitura. No entanto, o combustível era destinado para fins particulares.

A promotoria diz ter identificado 25 desvios, que somam prejuízo de R$ 13.519,51. A investigação se iniciou após denúncias da população.

Estátuas

A prefeitura de Astorga também passa por outra polêmica. É o caso das estátuas de Chitãozinho e Xororó. A administração abriu licitação para confeccionar estátuas dos cantores para serem colocadas no portal da cidade, que tem um violão para homenagear a dupla sertaneja que nasceu ali.

No entanto, a prefeitura dispensou a licitação por falta de propostas e contratou um artista local por R$ 8 mil.
Por suspeita de fraude na licitação, o MP mandou apreender as estátuas que já estavam sendo produzidas e ouviu os envolvidos no caso. Nessa quarta, foi a vez da oitiva do prefeito, Antônio Carlos Lopes (PTB).

O MP também questiona a finalidade das estátuas.

Sair da versão mobile