Região: Filhotes de lobo-guará são resgatados em plantação pouco antes da colheitadeira passar


Por Ricardo Freitas
Filhote resgatado. Foto: IAT

Dois filhotes de lobo-guará foram resgatados por funcionários de uma fazenda na região de Umuarama, nesta quarta-feira, 18. Os animais estavam em uma plantação de arroz e foram encontrados pouco antes da colheitadeira passar.

Os funcionários avisaram os técnicos do Instituto Água e Terra (IAT), que foram até o local e localizaram uma ninhada de cinco filhotes. Como a máquina já estava trabalhando no local há alguns dias, três filhotes foram encontrados mortos. Um dos sobreviventes teve uma das patas quase decepada.

“Recebemos uma ligação e fomos até o local, informando de um acidente envolvendo uma colheitadeira e um ninho de lobo-guará, chegando lá constatamos que era mesmo lobo-guará. Dois muito debilitados, uma com a pata semi-amputada. Pegamos e enviamos eles ao hospital Veterinário de Palotina”, disse Felipe Furquim de Oliveira, chefe regional do IAT.

Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp. 

Fuquim ainda afirmou que o lobo-guará é típico do Cerrado e que a aparição não é comum na região noroeste do Paraná. “Ele se adapta rápido a novas regiões e é considerado quase ameaçado de extinção”, disse.

Um dos filhotes foi resgatado com a perna decepada. Foto: IAT
Felipe Furquim de Oliveira, chefe regional do IAT
Foto registrou a mãe procurando o ninho.
Sair da versão mobile