Saúde desmente boato sobre lote de soros vencidos em UPA de Sarandi


Por Monique Manganaro

A Secretaria de Saúde de Sarandi (a 29 quilômetros de Maringá) desmentiu, por meio de nota divulgada na tarde desta sexta-feira (25), o boato sobre lotes de soros que estariam vencidos. Segundo a mensagem compartilhada nas redes sociais, o produto estava armazenado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul Gustavo Farias. A notícia falsa também afirmava que os lotes estariam sendo descartados durante a noite “para que ninguém perceba”.

“A foto em questão, vinculada à publicação, apresenta a data ’01/19′, que se refere ao mês e ano de seu vencimento”, destaca a nota. Neste caso, de acordo com a secretária de Saúde Cida Betel, o lote pode ser utilizado até o dia 31 de janeiro.

Ao todo, conforme a assessoria de comunicação da Prefeitura de Sarandi, “são 12 caixas com 20 bolsas de 500 ml de glicose 5%, medicação essa utilizada todos os dias no atendimento aos pacientes.” O soro, segundo a nota, é indicado para auxiliar na reposição água, calorias e diurese osmótica, em casos de desidratação e hipoglicemias.

Sair da versão mobile