Se não chover, Sarandi pode ficar sem água


Por Letícia Tristão

“Se não chover nos próximos dias, a cidade inteira vai ficar sem água”, diz diretor operacional da Autarquia de Águas de Sarandi, Pedro Biriba.

Em Sarandi, não chove há 59 dias e a estiagem prolongada afeta diretamente o abastecimento da cidade. A redução no volume dos mananciais não permite a captação de água para os poços artesianos.

São 56 poços que abastecem a cidade e que hoje estão trabalhando com 50% da capacidade por causa da falta de chuva. Alguns bairros já estão sem água e sendo abastecidos por caminhões pipa.

De acordo com o diretor operacional da Autarquia de Águas de Sarandi, Pedro Biriba, as pessoas precisam colaborar para evitar o total desabastecimento.

Ainda segundo ele, o desperdício de água na cidade chega a 40%, principalmente aos fins de semana. “A população precisa economizar para que o abastecimento dure o máximo possível porque se não chover nos próximos dias, a cidade inteira vai ficar sem água”, afirma Pedro.

Veja algumas dicas para reduzir o consumo de água:

– Acumule roupa suja e use a capacidade máxima da máquina para lavar tudo de uma só vez.

– A água do último enxague da máquina ou do tanque pode servir para ensaboar tapetes, tênis e outras peças ou até mesmo, regar o jardim ou a grama. Também é possível utilizar essa água para lavar as calçadas e pisos.

– Cinco minutos no banho consomem 70 litros de água, portanto reduzir o tempo no chuveiro faz muita diferença.

– Deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes, faz a barba ou ensaboa as mãos também faz diferença, a torneira aberta manda para o ralo 20 litros por minuto.

– Lave o carro com o balde, isso economiza até 300 litros de água.

– Verifique se há vazamentos nas instalações internas e avise imediatamente a Águas de Sarandi pelo telefone: (44) 3264-4870.

Sair da versão mobile