Pedacinho da história mineira: Feijão Tropeiro


Por Gastronomia com Andrea Shima


Boa tarde caros leitores, hoje escolhi um dos pratos que de Minas ganhou o Brasil com muito sabor: o feijão tropeiro. A delícia reúne carne de porco (bacon, linguiça), torresmos, ovos e muitos temperos característicos. O feijão tropeiro é cheio de marra, cheio de segredos caseiros para melhorar o resultado, e cheio de escolhas que você tem que fazer também.

Então vamos a receita caprichada desse trem baum uai?

INGREDIENTES: 

MODO DE PREPARO:

  1. Primeiro passo é cozinhar o feijão no ponto certo: cozido, mais ainda bem firme, para não desmanchar. Mais ou menos 30 minutos numa panela de pressão. É bom abrir um pouco antes e deixar cozinhar mais lentamente no final. Escorra bem e reserve.
  2. Aqueça bem uma panela bem grande, e adicione o bacon, que deve fritar na própria gordura.
  3. Depois, adicione as linguiças e o lombo, e em seguida a cebola e o alho.
  4. Quanto estiver tudo bem fritinho, reserve essas carnes dentro da própria panela, arredando tudo para o lado (arredar é coisa de mineiro; pode ser empurrar).
  5. Coloque os quatro ovos, e assim que a clara endureça, corte-os e vá mexendo, como se fossem ovos mexidos.
  6. Nesse ponto, misture tudo, e adicione a farinha.
  7. A quantidade de farinha deve ser suficiente para absorver toda a gordura, sem deixar o tropeiro seco. Quando estiver tudo uma coisa só, adicione o feijão e misture novamente.
  8. Desligue o fogo e adicione as folhas de couve, que devem ser picadas em tirinhas da menor largura possível. Quanto mais finas, melhor! Misture bastante e está pronto. Torresmo é opcional.

Dica da Chef:
Sugestão de acompanhamentos: arroz branco, couve, bife de porco e torresmo.

Aproveite bem essa delicia!!

Sair da versão mobile