Cadeia pública de Mandaguari será exclusiva para criminosos sexuais


Por Carina Bernardino/CBN Maringá

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) transformou a cadeia pública de Mandaguari (a quase 40 km de Maringá) em uma unidade penal exclusiva para presos por crimes sexuais. E nesta quinta-feira (25) 65 detentos condenados por este tipo de crime nas unidades penais de Maringá serão transferidos para o local.

Segundo o coordenador regional do Depen, Luciano Brito, o órgão está reclassificando e custodiando presos com o mesmo perfil em um único lugar.

De acordo com o Depen, a região Noroeste tem cerca de 270 detentos por crimes sexuais.

No último dia 19, todas as mulheres detidas na 9ª Subdivisão Policial (SDP) de Maringá foram levadas para o minipresídio de Astorga, que virou uma cadeia feminina com capacidade para até 80 presas. Foram 42 transferências da cidade. O prédio em Astorga ainda passa por reformas, que estão feitas, inclusive, com dinheiro da comunidade.

A cadeia feminina de Astorga tem sistema de monitoramento por câmeras, detectores de metal e segurança armada. As presas com perfil de maior potencial criminoso serão transferidas para outras unidades, como para a Penitenciária de Piraquara.

Ouça a reportagem na CBN Maringá.

Sair da versão mobile