Em um mês, dois presos morrem na cadeia de Umuarama


Por Carina Bernardino/CBN Maringá

A 7ª Subdivisão Policial de Umuarama investiga a morte de dois detentos ocorridas no interior da cadeia pública. Os dois casos foram em março, sendo o segundo na noite de domingo (31). A morte recente de um rapaz de 21 anos foi registrada após uma tentativa de fuga frustrada, que ocorreu no sábado (30). Cinco detentos tentaram fugir pelo solário e um deles foi ferido por bala não letal e socorrido pelo Samu. A situação foi controlada com a chegada de policiais militares, que reforçaram a segurança no minipresídio.

O caso do outro preso encontrado morto dentro da cela ocorreu no dia 18. O homem de 40 anos era suspeito de estupro. De acordo com o delegado chefe Osnildo Carneiro Lemes, os dois casos ainda estão sendo investigados e não se pode afirmar se foram homicídios ou suicídios.

“A nossa parte é fazer o inquérito e a investigação. A administração da carceragem, hoje, é gestão plena do Depen. Umuarama está entre aquelas unidades que passaram a gestão plena ao Depen, então nós não temos nenhuma gerência sobre a administração da cadeia. Agora, o inquérito policial é nossa atribuição, temos que investigar”, disse Lemes. 

Segundo o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), a cadeia pública de Umuarama tem capacidade para 68 presos e no momento abriga 248.

Sair da versão mobile