Sarandi registra 23 homicídios em 2019


Por Victor Simião/CBN Maringá

De janeiro até o momento, a delegacia de Sarandi registrou 23 homicídios dolosos – casos em que há intenção de matar. O dado foi apresentado em um café da manhã com jornalistas, nesta quarta-feira, 18.

Em comparação com 2018, foram quatro crimes a menos. Com 2017, três. Número que é um bom resultado e mostra o trabalho da polícia, disse o delegado de Sarandi, Adriano Garcia.

“Cerca de 10% de redução até o presente momento, porque não encerramos o ano. O fruto [desse trabalho] é também a efetiva sensação de justiça para o cidadão, que se materializa com a prisão e efetiva responsabilização daqueles que atentaram contra a vida”, comemorou o delegado. 

79% dos casos foram elucidados, segundo a polícia civil.

O principal motivo que leva a homicídio é o tráfico de drogas. O delegado Adriano Garcia entende que o problema é complexo – faltam políticas públicas e outras ações para evitar a vulnerabilidade das pessoas.

“A cidade tem um PIB [Produto Interno Bruto] baixo em relação às vizinhas e, consequentemente, a cidade não consome serviços. Isso faz com que se formem bolsões de pobreza. Então, o tráfico de drogas, a falta de políticas públicas levam os jovens à criminalidade”, pontuou Garcia. 

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Sair da versão mobile