Política em tempos de coronavírus


Por Zona Livre

DECRETO DE CALAMIDADE PÚBLICA
José Luiz Bovo, especialista em gestão pública, com mais de 40 anos no setor, escreveu um artigo analisando o decreto de calamidade pública, em Maringá.

POUCOS MUNICÍPIOS DECRETARAM
Dos 399 municípios do Paraná, somente 38 até agora emitiram esse decreto. Curitiba, por exemplo, capital do Estado, não decretou calamidade pública.

A CALAMIDADE
Bovo, que estuda, conhece e acompanha os números de Maringá, escreveu o seguinte: “O que temos na verdade, é que a situação das finanças da prefeitura de Maringá, realmente não é nada boa. Nesse momento estamos mais para uma calamidade financeira da Prefeitura do que para calamidade pública”.

O ARTIGO
O artigo está publicado no endereço: www.facebook.com/notes/jose-luiz-bovo/

DISPUTA PARA PREFEITO
Na semana passada publicamos os nomes dos prováveis pré-candidatos a prefeito e os seus respectivos partidos. Estes nomes podem mudar e outros pré-candidatos podem surgir.
Temos 23 partidos que se movimentaram com filiações e 13 possíveis candidaturas.

NO PDT
Tive uma informação de que no PDT há a possibilidade de pré-candidatura. Há duas possibilidades de nomes, ainda nos bastidores, em condições de figurar na cabeça da chapa majoritária do partido.

O NÚMERO
Com um pré-candidato do PDT agora são 14 postulantes, incluindo o atual prefeito que deverá concorrer à reeleição.

VICES
Uma outra possibilidade é que alguns dos nomes listados aceitem uma aliança na qual seriam candidatos a vice. Neste momento, todos estão colocados como pré-candidatos a prefeito.

#NENHUMAAMENOS
Evelin Cavalini é uma ativista social e palestrante. Sua causa, os direitos da mulher. Ela faz parte do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, ao lado de Maria da Penha e da juíza Andremara dos Santos. Ela também integra o Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
Evelin é uma das fundadoras do Movimento Nenhuma a Menos (#NENHUMAAMENOS), criado como resposta ao brutal assassinato da bailarina Magó e das dezenas de mulheres que perderam a vida por feminicídios, nos últimos anos, em Maringá e região.
Na semana passada ela fez uma live, com Maurício Borges e anunciou a sua pré-candidatura a vereadora.

CHAPA DE MULHERES
A chapa do Podemos também terá a professora Marceli Delgado; a professora, jornalista e acadêmica de Direito, Rose Leonel; a servidora da Saúde Valdete da Silva Bortolin; a empresária Karine Victorino da Silva, e outras mulheres que já preparam as suas pré-campanhas.

HIDROXICLOROQUINA
A Secretaria de Saúde receberá, nos próximos dias, 154 mil doses de hidroxicloroquina genérica do grupo Novartis/Sandoz, que tem uma planta em Cambé, no Norte do Estado. O acordo foi firmado nesta segunda-feira (13) entre a empresa e o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

COORDENADORA
Claudia Bocchi, Coordenadora do Cidadania23 Mulher Maringá participou diretamente da formação do partido e de chapas de pré-candidatas e candidatos a vereador, prefeitos e vice em vários municípios do Paraná.

DESTAQUE
Carinhosamente chamada no partido do Claudinha, tem demonstrado muita competência para contatos e articulação política. Com apoio do deputado federal Rubens Bueno, faz parte da equipe de coordenação que trabalha para fortalecer o Cidadania23 na região e no Paraná.

AJUDA PARA ESTADOS E MUNICÍPIOS
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu ontem, mais uma vez a aprovação de uma ajuda emergencial aos estados e aos municípios com a recomposição nominal de receitas do ICMS e do ISS, para garantir previsibilidade de recursos aos entes federados. Segundo ele, precisam urgentemente do apoio do governo federal para que não entrem em colapso financeiro.
A ajuda deverá ser votada com urgência. (Atualizando: A Câmara dos Deputados aprovou ontem a ajuda a estados e municípios – Leia aqui

FRASE
O voto é mais forte que a bala.
Abraham Lincoln

Sair da versão mobile