Por causa do nome, Cmei com 330 vagas pode ficar fechado em Sarandi


Por Luciana Peña/CBN Maringá

Por causa de nome, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) com 330 vagas pode ficar fechado, em Sarandi. Na cidade, são 2.300 crianças na fila de espera por vaga em creche.

A Prefeitura de Sarandi construiu um Centro Municipal de Educação Infantil que custou R$ 600 mil e tem 330 vagas. É o maior Cmei da cidade, mas segundo o secretário de Educação Antônio Del Nero, para funcionar, o Cmei precisa de uma denominação.

O prefeito Walter Volpato, então, quis homenagear a mãe, Tereza Escopeli Volpato, uma pioneira com uma história importante em Sarandi. No entanto, três vereadores da oposição votaram contra, derrubando o projeto.

Sem denominação, a prefeitura pode perder o prazo para credenciar a escola junto ao Ministério da Educação (MEC) e iniciar a matrícula dos alunos.

“Para se dar os rumos legais, a gente precisa ter uma denominação do Cmei, de um decreto do prefeito, instituindo esse Cmei para a gente dar entrada no Ministério da Educação, para que até 30 de agosto a gente matricule as crianças para que o governo possa custear esse gasto ano que vem”, disse.

A prefeitura acredita que os vereadores de oposição votaram contra, por causa do nome escolhido. Então por que não mudar a denominação do Cmei já que se tem pressa em encerrar o processo e iniciar as matrículas?

Segundo o secretário de Educação, nessa altura do campeonato, qualquer nome proposto pelo Executivo vai ser rejeitado pelos vereadores de oposição.

A CBN não conseguiu falar com os vereadores que votaram contra, mas analisou a gravação da sessão extraordinária em que o projeto foi votado. O vereador André Jardim, o Mineirinho, um dos que votaram contra, explica que o Conselho Municipal de Educação deu parecer favorável para que o novo Cmei seja considerado uma extensão do Cmei Pedacinho do Céu, que já existe.

É que na prática, a prefeitura aproveitou um prédio da Secretaria de Educação e fez uma reforma. Sendo uma ampliação e não um novo Cmei, as matrículas já poderiam ser feitas na semana que vem sem necessidade de esperar o trâmite legal que leva 180 dias.

A Secretaria de Educação diz que vai procurar os meios jurídicos para que o projeto volte à Câmara, ou em último caso, que o novo Cmei funcione mesmo como extensão do que já existe.

Além de Mineirinho, votaram contra Eliana Trautwein Santiago e Erasmo Cardoso Pereira.

Ouça a reportagem na CBN Maringá

Sair da versão mobile