Em Maringá, projeto quer premiar motorista que não levar multa


Por Redação GMC Online, com informações de Monique Manganaro, Fábio Guillen e Luciana Penã

Um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal de Maringá propõe sortear prêmios em dinheiro para os motoristas que não levarem multas de trânsito por mais de um ano.

O projeto “motorista educado é motorista premiado” é de autoria do vereador Chico Caiana (PTB). A proposta é sortear prêmios todo o mês com recursos do Fundo Municipal de Trânsito, que é composto de verbas de multas de trânsito.

Segundo o vereador, o objetivo é reduzir os acidentes.

“É mais uma forma de tentar conscientizar sobre a importância de uma direção com responsabilidade. Nós sabemos que é arrecadado muito dinheiro com multas e, mesmo assim, vemos recordes de acidentes e vítimas fatais. Então por que não dar um incentivo às pessoas que dirigem com prudência e responsabilidade? Vejo que é uma forma da gente incentivar aquele cidadão que tem cautela, tem o cuidado de dirigir com responasbilidade”, afirmou o parlamentar em entrevista à CBN Maringá.

Opinião

O GMC Online entrevistou alguns moradores e a opinião sobre o assunto difere. Confira: 

“Eu acho uma boa ideia. Bem interessante. Eu que estou há anos sem receber multas seria beneficiada [risos]. Talvez o povo pare de cometer tantas infrações. Hoje em dia tudo o que coloca dinheiro no meio as pessoas se esforçam mais para receber”, afirmou Débora Fortes, estudante de direito.

O advogado Fernando Bertoncelo acredita que o projeto não vai funcionar.

“Não vai funcionar. Se boa parte dos motoristas pararem de cometer infrações vai faltar dinheiro para pagar todo mundo. Achei estranho. Bem estranho”, Fernando Bertoncelo, advogado.

O programador de computadores Bruno Servo ficou em dúvida sobre o projeto de lei. 

“Confesso que não sei o que pensar sobre isso. Talvez funcione bem, mas talvez não porque não sei se tem tanto dinheiro assim para distribuir. Sei lá.”

O que diz a Semob

A reportagem entrou em contato com o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, que afirmou que por enquanto não irá se manifestar. “A Semob irá aguardar o parecer da Comissão de Justiça da Câmara”, finalizou. 

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Sair da versão mobile