Projeto quer liberar faixa exclusiva de ônibus para outros veículos


Por Nailena Faian

Um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal de Maringá propõe que outros tipos de veículos possam utilizar as faixas exclusiva para ônibus. Em Maringá, as avenidas Morangueira e Kakogawa dispõem de corredores exclusivos para ônibus. 

De acordo com o projeto de lei do vereador William Gentil (PTB), os ônibus vão compartilhar a faixa exclusiva com veículos de transporte escolar, táxis (Uber e outros aplicativos não estão inclusos), motocicletas, motonetas,  ciclomotores, ambulâncias e veículos de cortejo funeral.

“Isso já acontece em outras cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, e está dando certo. O objetivo é dar mais fluidez para o trânsito de Maringá, principalmente na Morangueira que é uma das vias mais movimentadas da cidade”, justifica o vereador.

De acordo com Gentil, o projeto estava na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que pediu parecer da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

A reportagem contatou o secretário da pasta, Gilberto Purpur, que disse que por enquanto não vai comentar o assunto, pois o projeto ainda será analisado. Segundo ele, atualmente além dos ônibus, as ambulâncias e os veículos de forças de segurança são autorizados a utilizar as faixas exclusivas.

Os motoristas que não não podem usar as faixas exclusivas de ônibus, mas mesmo assim circulam por ela, podem ser multados em R$ 293,37 e ainda levar sete pontos na CNH.

Sair da versão mobile