Prático e irresistível: ESTROGONOFE.


Por Gastronomia com Andrea Shima

A delicia do dia é pratica, rapida e agrada a quase todos os tipos de paladares, o famoso: estrogonofe.

O Estrogonofe hoje tão disseminado pra todos os tipo de pessoas, já foi artigo de luxo. Nasceu na Rússia o século XIX, e inicialmente consistia de carne em cubos empanados no molho de mostarda e um caldo de legumes, finalizado com creme azedo (sour cream) e servido com batatas cozidas. A versão que conhecemos hoje surgiu de inúmeras modificações feitas ao longo de sua viagem através dos continentes, e o resultado é uma deliciiiia.

Então vamos a receita:

Ingredientes:

Modo de Preparo:

  1. Corte os bifes em tiras e reserve em temperatura ambiente;
  2. Corte os cogumelos-de-paris (ou champignon) em 3 fatias e reserve. Pique fino o alho e a cebola;
  3. Leve ao fogo médio a panela média. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e doure as tiras de carne aos poucos.Doure por igual.
  4. Reserve as tiras douradas. Doure o restante, sempre regando a panela com um pouco de azeite antes de cada leva.
  5. Diminua o fogo e adicione mais 1 colh. (sopa) de azeite. Adicione a cebola e refogue até murchar por cerca de 3 minutos, raspando o fundo da panela – os queimadinhos da carne dão sabor ao preparo. Junte o alho e mexa por apenas 1 minuto para perfumar.
  6. Acrescente o extrato de tomate, o ketchup, a mostarda e mexa bem. Volte a carne dourada à panela, adicione o molho inglês e o conhaque. Junte os cogumelos e misture delicadamente.
  7. Regue com o creme de leite, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem e deixe cozinhar em fogo médio. Depois que começar a ferver, deixe cozinhar por mais 15 minutos, mexendo até o molho engrossar. Desligue o fogo e sirva a seguir.

Dica da Chef:
Servir com uma massa, colocar como recheios, utilizar conforme a sua preferência.
Aproveitem essa delicia!! Beijos!!

Sair da versão mobile