Entidades lançam ‘União Solidária’


Por Redação GMC, Especial Expoingá

Aproximadamente 250 convidados participaram na manhã de sábado (11) no parque de exposições em Maringá (PR), onde ocorre a Expoingá 2019, do lançamento da campanha União Solidária. Coordenada neste ano pelo Lions Club, a iniciativa tem o apoio da Cocamar Cooperativa Agroindustrial e da Sicredi União PR/SP.

ENTIDADES – Realizado em um espaço aberto entre os estandes da Cocamar e do Sicredi, o evento contou com a presença de dirigentes das duas cooperativas, do Lions Club, da Sociedade Rural de Maringá e representantes de pelo menos 150 entidades assistenciais da região noroeste paranaense.

CUPONS – A União Solidária começa no mês de junho e se estende até o final do ano, sendo que as entidades interessadas em participar devem cadastrar-se (veja site abaixo). Conforme foi explanado no lançamento, 200 mil cupons serão disponibilizados pela organização da campanha para que as entidades façam a comercialização em suas comunidades a R$ 10 cada. Todo o recurso arrecadado seguirá para a tesouraria da instituição, que poderá utilizá-lo em suas demandas.

PREMIAÇÕES – Quem colaborar com a campanha, adquirindo um ou mais cupons oferecidos pelas entidades, estará concorrendo a premiações a serem sorteadas no mês de dezembro entre os compradores. Os prêmios – um automóvel Fiat Mobi Easy e três motocicletas Honda CG 160 Start, no valor total de R$ 70 mil – foram comprados e doados pelas duas cooperativas.

EFEITOS MULTIPLICADORES – Ao fazer sua saudação em nome da Cocamar, o superintendente de Operações, Osmar Liberato, destacou que um dos princípios cooperativistas é a preocupação com a comunidade na qual a cooperativa se encontra inserida. “Uma campanha como esta, com tão grande envolvimento, gera efeitos positivos multiplicadores que, em larga dimensão, beneficiam os menos favorecidos.”

RECURSOS – Em seu pronunciamento, o presidente da Sicredi União PR/SP, Wellington Ferreira, pediu aos dirigentes de entidades assistenciais que divulguem o seu trabalho, para que a população possa conhecê-los. “A gente sai outra pessoa quando visita uma entidade assim”, comentou, acrescentando que se os 200 mil cupons foram vendidos, a campanha conseguirá arrecadar R$ 2 milhões.

OPORTUNIDADE – Por fim, a governadora do Lions Club, Jacyra Martins, agradeceu a dedicação de ambas as cooperativas e disse que a iniciativa “é uma oportunidade para intensificar a prática do bem”.

REGIÕES – A União Solidária é o desdobramento e tem o mesmo formato de uma campanha que começou a ser implementada em 2006 por Cocamar e Sicredi. Em 2018, a realização abrangeu mais de 150 entidades de municípios do noroeste e norte do Paraná e arrecadou cerca de R$ 2 milhões. Neste ano, foi ampliada ao ser dividida em três regiões: noroeste e norte do Paraná, áreas comuns da Cocamar e Sicredi, e centro-leste paulista, de atuação da cooperativa de crédito. A ExpoLondrina, em abril, sediou o lançamento para as entidades de municípios do norte paranaense.

PARTICIPANTES – A Santa Casa de Maringá ainda não participou da campanha, mas segundo o seu diretor-médico, Paulo Torres, o objetivo é estrear neste ano. “Estamos nos organizando para isso”, disse Torres, um dos presentes no evento. Estavam lá, também, Orivaldo Ribeiro e Jaqueline Ribeiro, representantes do Centro de Educação Infantil Amas, de Sarandi, já tradicional da campanha. A Amas atende a 186 crianças de 6 a 4 anos de famílias de baixa renda e, de acordo com Jaqueline, a entidade que foi fundada por sua bisavó depende de doações para manter-se. O voluntário Antonio Marques Craveiro, ligado ao Asilo São Vicente de Paulo, de Maringá, contou que há 20 anos coordena um grupo que assiste a famílias em situação de vulnerabilidade. A campanha, segundo ele, tem sido uma das principais fontes de arrecadação do grupo. O mesmo foi dito por Olivio Rodrigues Alves, voluntário da paróquia de Nova Bilac, há anos fazendo da realização uma maneira de conseguir recursos para obras assistenciais.

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