‘Universidades eficientes ganharão bônus’, garante Ratinho Jr.


Por Luciana Peña/CBN Maringá, Especial Expoingá

Durante coletiva de imprensa na Expoingá 2019, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior falou sobre vários assuntos. Em relação do Hospital da Criança de Maringá, o governador diz que o Estado vai remanejar verbas para a obra não parar. Sobre a febre aftosa, Ratinho Júnior disse que audiências públicas vão definir se a vacinação será encerrada e fez um apelo para a modernização da pecuária no Paraná. Sobre a redução do ICMs sobre o querosene da aviação, o governador falou sobre as tratativas dele com companhias aéreas.

“Já tivemos conversas com a Azul, com a Gol, e eu vou estar com o presidente da LATAM, seu eu não me engano, dia 27, em São Paulo. A Gol já está bem avançado, acredito que até a segunda quinzena de maio a gente anuncie, a Azul também, e a LATAM, nós estamos ainda em um processo de tratativa”, disse Ratinho.

Sobre infraestrutura o governador disse que as licitações emperradas estão sendo destravadas para a recuperação de rodovias estaduais. Sobre as universidades o governador disse que contingenciamento de verbas não é corte, que a Drem, Desvinculação das Receitas de Estados e Municípios, será substituída por uma padronização das receitas entre as universidades que arrecadam menos e as que arrecadam mais, e que pretende implantar uma espécie de meritocracia para estimular a eficiências das instituições.

“O que eu tenho conversado com os reitores, inclusive com nosso superintendente Aldo, é a gente criar uma discussão, uma construção, vamos dizer assim, junto com as universidades, da modernização da gestão”, afirmou o governador.

Sobre a superlotação carcerário, o governador falou que estão sendo construídos quatro presídios e duas casas de custódia. Estas num sistema americano que leva oito meses e vai abrir 2 mil vagas. Ratinho Júnior disse que ex-governadores terão que brigar na Justiça por aposentadoria porque ele vai negar o benefício. E elogiou o Masterplan de Maringá, modelo para o Paraná.

“Maringá tem sido uma inspiração nesse sentido de planejamento a médio e longo prazo. A ideia é montar realmente um conselho muito parecido com o que nós temos aqui do setor produtivo da cidade, isso a nível estadual”, explicou Ratinho.

Sair da versão mobile