Virado à Paulista: Patrimônio Imaterial de SP!


Por Gastronomia com Andrea Shima

E hoje vamos falar de um prato ideal para o almoço de domingo, que reúne toda a familia, o virado à paulista! Representa a diversidade do território paulistano, onde encontramos alimentos de origens indígenas, portuguesas, africanas e italianas.

Originalmente composto por feijão engrossado por farinha de milho ou de mandioca e toucinho de porco, o prato carrega origens indígenas, portuguesas, africanas e italianas. Diz que lá no século XVII, época do Brasil Colônia, alimentos como o feijão, a farinha, a carne seca e o toucinho eram chacoalhados durante as expedições e acabavam “revirados”, o que originou o nome “Virado à Paulista”.Com o tempo, ele se modificou e ganhou arroz, bisteca, torresmo, couve, ovo frito, banana e linguiça, com algumas adaptações de restaurante para restaurante.

Então vamos a receita tão saborosa do dia?

Ingredientes

Acompanhamentos:

Modo de Preparo:

  1. Misture as duas farinhas e as umedeça- um pouco com as mãos molhadas ou colher. Reserve.
  2. Bata, no liquidificador, metade do feijão cozido com o caldo. Reserve
  3. Frite o torresmo até ficar crocante e reserve. Nessa gordura ou em banha a parte, adicione o alho e também deixe dourar. Em seguida, refogue a cebola
  4. Na mesma panela, agregue o feijão batido e a outra metade com os grãos inteiros.
  5. Deixe ferver e adicione aos poucos as farinhas, mexendo sem parar, até dar o ponto de pasta bem mole (depois de amornar, ela engrossa muito).
  6. Salpique a pimenta-do- reino.
  7. Sirva com os ingredientes do acompanhamento.

Bom apetite
E um ótimo fim de semana!

Sair da versão mobile