Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de abril de 2024

Após sucesso nos EUA, próximo destino será a Europa


Por Sérgio Mendes / CBN Agro - Especial EUA Publicado 12/09/2019 às 12h00 Atualizado 24/02/2023 às 05h29
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O CBN Agro Especial Estados Unidos fez uma viagem técnica de dez dias ao país norte americano nos meses de agosto e setembro onde foram visitadas fazendas com alta tecnologia na produção de soja e milho e de gado de leite, universidades, indústria de máquinas agrícolas e a Farm Progress Show, a mais famosa feira tecnológica do agronegócio do mundo.

Ao todo, foram 22,4 mil quilômetros percorridos de avião, além de mais 1.200 quilômetros em terra, que renderam uma passagem por oito cidades e dois estados norte-americanos.

Nas fazendas visitadas, nos estados de Illinois e Iowa, acompanhamos a rotina do produtor rural americano que nesse ano amargura um descompasso entre plantio e colheita. Não choveu na hora certa o que atrasou a semeadura do milho e vai comprometer a produtividade da lavoura. Quanto a números da safra americana desse ano nada se fala. Eles esperam a finalização da colheita para terem a certeza do percentual perdido. Portanto, qualquer número sobre a quebra da safra hoje é considerado mera especulação.

Na Universidade de Illinois participamos de uma palestra sobre riscos climáticos com o cientista climatológico, Dr. Eric Snodgrass que faz parte da equipe que ganhou o Prêmio Nobel da Paz. Dr Éric falou, entre outros temas, que coloca em dúvida a veracidade das imagens das queimadas na Amazônia.

Pelos registros de satélites que eles têm na Universidade de Illinois, não há esse fogo tão propagandeado pela mídia mundial na floresta amazônica, nada que não seja o que acontece em tempos secos, quentes e sem chuvas, como é corriqueiro e comum em tantos outros anos, com fogo nas pastagens e em áreas já abertas.

Com relação ao clima para os próximos quatro meses no Brasil, o cientista climatológico americano disse que as previsões são boas para o produtor rural brasileiro, com chuvas favorecendo o plantio da safra de verão.

Na visita à sede mundial da John Deer conhecemos um pouco da história dessa marca. Da produção de um simples arado de aço liso, idealizado pelo seu fundador, a uma das maiores indústrias americanas. Vimos, na linha de produção da fábrica, que um grande trator ou colheitadeira levam somente quatro dias para serem montados.

Finalizamos nossa viagem técnica na Farm Progress Show, a mais importante feira agro tecnológica dos EUA e do mundo. Tivemos a oportunidade de ver, de perto, muitas novidades expostas, grandes máquinas e tecnologias a serviço da produção de alimentos no campo.

Nós viajamos a convite da Agência Millennium, especialista em viagens técnicas agrícolas.

Nosso próximo destino, também a convite da Millennium, será em novembro deste ano, em Hannover, Alemanha. Lá, cobriremos a Agrithecnica, a maior feira do setor da União Europeia e teremos boletins diários para o CBN Agro Especial Europa e para o Portal GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Caso de jovem morto após deixar sauna gay em SP é investigado pela Polícia Civil


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…