COLUNISTAS

Petra

Publicado por Eu Gostaria de..., 10:00 - 09 de Novembro de 2018

Petra foi tombada em 1985 pela UNESCO como patrimônio histórico da humanidade e recentemente eleita uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e sem dúvida uma das localidades mais impressionantes do mundo.


Não é possível se hospedar em Petra, então o nosso primeiro dia na Jordânia foi na cidadezinha de Wadi Musa e surpreendente fomos presenteados por um magnífico pôr do sol.

Bloco de Imagem2

Cada passo uma sensação diferente: o sol, as cores, as montanhas, as construções, as histórias, pessoas.... nossa.... muitas informações e curiosidades ao mesmo tempo.


A cidade de Petra há mais de 2.000 anos foi fundada pelos Nabateus, que com seus sistemas de aquedutos e represas a transformou em um oásis. O local se tornou em uma importante região do comércio de especiarias entre as caravanas que se aventuravam por essas regiões desérticas do Oriente Médio.


Nessa aula de história, percebemos como as pessoas faziam coisas incríveis e sem nenhum acesso à tecnologia hoje existente.


O passeio por Petra se inicia por um caminho que se estreita e se torna uma espécie de desfiladeiro, chamado Siq, que começa com paredes de 10 metros de altura e se torna cada vez mais incrível, cada vez mais alto e mais impressionante.

Bloco de Imagem

Após aproximadamente um quilômetro deste maravilhoso caminho, a luminosidade diminuiu e subitamente através de uma fenda se desabrocha o mais lindo e esperado espetáculo de Petra, o Tesouro.


Construído para guardar o túmulo de um importante rei Nabateano, com 43 metros de altura e 30 de largura, esta é sem dúvida a construção mais imponente e impressionante de Petra. Opaaa, desculpe, uma correção. Nada nessa cidade foi construído, tudo foi incrivelmente ESCULPIDO, com suas colunas e fachadas adornados tão belamente com tantos detalhes e tamanha perfeição. É uma visão que traz à mente um estado de paz e de admiração.

Bloco de Imagem

A caminhada continuo e então chegamos à parte mais alta do passeio, onde temos a oportunidade de observar as montanhas com suas rochas refletindo cores pálidas que variam entre o rosa, amarelo, roxo e vermelho. Nos pontos escavados e esculpidos, as pedras de arenito também ficam num tom rosado e a paisagem se enriquece de detalhes e diferentes tons.

Bloco de Imagem

A cidade de Petra teve dois terremotos e serve como lembrete de que a riqueza material pode rapidamente sair voando em direção aos céus e que definitivamente direcionou a forma de pensar desta civilização, coloca a pensar todo visitante que tem a oportunidade de ficar frente a frente às belezas naturais, a engenhosidade humana, a utilização limitada dos recursos hídricos e os inesperados abalos da natureza.

Bloco de Imagem

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo