Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Sua empresa está preparada para o e-Social?


Por Gestão na Prática Publicado 11/03/2019 às 12h00 Atualizado 20/02/2023 às 12h18
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Olá!

Hoje vamos conhecer o sistema de automatização que permite a fiscalização nas empresas, em tempo real / online. Vem comigo e “Leiture-se” no texto a seguir.

O que é o e-Social?

O e-Social é um projeto do Sistema Público de Escrituração Digital, que envolve Ministério do Trabalho, Receita Federal, Caixa Econômica Federal e INSS. A consolidação das obrigações acessórias da área trabalhista em uma única entrega é o seu principal objetivo. Com esse sistema, o governo pretende reduzir a burocracia e aumentar seu controle sobre as informações trabalhistas visando a redução dos índices de sonegação.

A mudança será maneira de fiscalizar as obrigações que as empresas precisam informar sobre seus colaboradores, pois atualmente as fiscalizações ocorrem apenas quando o Ministério do Trabalho ou Receita Federal solicitam as informações via arquivo físico mediante o controle contábil, e o e-Social vem para automatizar esse acesso às informações, permitindo a fiscalização em tempo real, on-line.

De acordo com Talita Caetano, Contadora e Gestora da Impacto Contabilidade, essa é uma das mais complexas obrigações trabalhistas, que surgiram com o intuito de unificar todas as informações numa mesma base para que os órgãos interessados possam fiscalizar em tempo real buscando inconformidades e possíveis empregadores a serem fiscalizados e autuados.

Esclarece que algumas informações, como por exemplo contratações, aumento de salário, licenças, entre outras devem ser enviadas digamos assim: “imediatamente” ao E-Social, por isso o empresário dever ter uma postura responsável a fim de manter uma gestão saudável no envio dessas informações, e por este motivo é importante ter a orientação de um profissional contábil com o intuito de sanar dúvidas, previnir erros e possíveis multas.

Como esta sendo a implantação?

A obrigatoriedade do envio de informações ao E-Social foi definido por grupos e fases iniciando em janeiro de 2018, outubro de 2018, janeiro de 2019 e a partir de 07/2019 todas as empresas, associações ou entidades estarão obrigadas ao envio, independente do porte ou faturamento da empresa tornou-se obrigatório a declaração do e-Social. A figura 1 abaixo explica fases de implantação.

Esta mudança vem promovendo alterações no dia a dia nas empresas, envolvendo os processos de Gestão de Pessoas, Finanças e Segurança do Trabalho, promovendo o alinhamento entre os departamentos, garantindo a segurança na declaração dos dados.

Segundo Álvaro Montan, Especialista em Segurança de Dados da Scamper Consultoria, uma das soluções é adotar sistemas de plataforma de gestão de pessoas, otimizando o processo e adequando mais segurança e agilidade das informações declaradas. Por este motivo, conhecer os benefícios que o e- Social proporciona é o primeiro passo para a migração de forma segura.

Quais benefícios minha empresa terá?

– Meio de Declaração mais ágil: Fornecimento de dados em um único espaço, a escrituração digital facilita nas obrigatoriedades que são impostas para as empresas, com o e-Social todas as informações da empresa são integradas, otimizando a gestão empresarial;

– Conhecimento e capacitação: o e-Social exigirá mais conhecimento técnico dos departamentos de Gestão de Pessoas e Segurança do Trabalho, para que estes profissionais amenizem a probabilidade de alimentar estes arquivos de maneira equivocada;

– Diminuição de formulários: Declarações obrigatórias como, DIRF, RAIS e o GFIP não serão mais exigidos, assim as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas serão emitidas em um único arquivo, e o mais importante o histórico trabalhista fica vinculado ao CPF do trabalhador, facilitando assim a concessão de benefícios previdenciários, e fiscalizando as obrigações trabalhistas.

Conclusão

Vivemos num aumento exponencial da necessidade de obter informações rápidas, tornando indispensável a prioridade em aderir um software que auxilie no gerenciamento dessas obrigações, evitando que percamos nosso bem mais precioso: o tempo.

A Tecnologia é nossa aliada e precisamos utilizá-las ao nosso favor, e por isso pergunto novamente a você empreendedor: Sua empresa está preparada para o e-Social?

Lilian Caetano Bueno
Trading Consulter
Scamper Consultoria

 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Russa é resgatada no Brasil após intervenção do consulado


Uma mulher de nacionalidade russa foi resgatada pela Polícia Civil de Minas Gerais após informações encaminhadas pelo consulado diante de…


Uma mulher de nacionalidade russa foi resgatada pela Polícia Civil de Minas Gerais após informações encaminhadas pelo consulado diante de…

Geral

Redes estaduais de ensino já têm mais professores temporários do que concursados


O número de professores concursados nas redes estaduais de ensino do Brasil é o menor em dez anos, o que…


O número de professores concursados nas redes estaduais de ensino do Brasil é o menor em dez anos, o que…

Geral

Justiça libera concessão do trem Intercidades entre SP e Campinas


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) aceitou nesta quinta-feira, 25, recurso do governo de São Paulo e derrubou…


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) aceitou nesta quinta-feira, 25, recurso do governo de São Paulo e derrubou…