Fechar

+ Esportes

Moto Trial

Mandaguari tem morador considerado o 'rei sobre duas rodas'; VÍDEO

Publicado por Nailena Faian, 14:00 - 08 de Janeiro de 2019

Mandaguari (a 51 quilômetros de Maringá) tem um morador que é considerado o "rei sobre duas rodas". Seja de bicicleta ou de moto, Leandro Henrique Basseto, de 41 anos, já rodou o país mostrando suas habilidades. Ele foi parar até no Guiness Book com o recorde brasileiro e mundial em permanência sobre uma roda. Basseto ficou 10h40m8s empinando uma bicicleta. Foi em 1998, na cidade onde ele mora.


O mandaguariense se apaixonou pela bike trial quando viu outras pessoas praticando a modalidade. No esporte, o ciclista precisa controlar a bike de maneira a transpor obstáculos diversos, sem cair ou colocar o pé no chão.


Há 15 anos, Basseto se ‘jogou’ na modalidade e passou a viver disso. Por oito anos viajou o Brasil fazendo apresentações a convite de uma empresa. Depois, conheceu o moto trial e "aposentou" a bike.

Bloco de Imagem

Foto: Reprodução/Facebook

“Enjoei da bike e fui para a motocicleta. A moto que eu uso é específica para praticar a modalidade. É mais leve, tem 74 quilos. Vem sem banco, com quadro baixo, justamente para o piloto andar em pé. Nesse esporte, o piloto também tem que passar por obstáculos, igual à bike trial, sem colocar os pés no chão por maior tempo possível”, explica.


De acordo com ele, a modalidade não é muito praticada no país. Para se ter ideia, as motos e peças são importadas. A dele veio da Espanha e custou R$ 26 mil. “No Paraná conheço só outro homem que pratica”, diz.


Apesar de vários tombos, Basseto relata que nunca se machucou gravemente. “O mais difícil é achar um local para treinar. E também por não ter um parceiro de treino. Aqui em Mandaguari eu vou com motociclistas que fazem trilha e fico procurando obstáculos. Também treino no Parque de Exposições”, diz.


O moto trial conta com duas modalidades, a indoor e a natural. A primeira é realizada com obstáculos artificiais, como caçamba de entulho, manilha; já a natural é com obstáculos da natureza, como barranco e pedras.


Quem tiver interesse em contratar o atleta para uma apresentação pode ligar no (44) 9 9948-6672.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo