Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

29ª edição do Baile dos Pioneiros acontece no Parque do Japão


Por Redação GMC Online Publicado 08/07/2018 às 12h38 Atualizado 17/02/2023 às 15h29
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Música, alegria e saudosismo marcaram a 29ª edição do Baile dos Pioneiros no último sábado (7), no Parque do Japão. O evento, promovido anualmente pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, celebra a história dos desbravadores, destacando a importância de cada um para o desenvolvimento do município.

A celebração, que é realizada desde 1989, reuniu mais de 600 pessoas. Neste ano, foram condecorados dez cidadãos e aconteceu uma homenagem ao historiador da Secretaria de Cultura João Laércio, em função dos 30 anos de trabalho no setor de Patrimônio Histórico.

O título de pioneiro é dado a cidadãos nascidos ou que chegaram na cidade até 1960 e que realizaram cadastro no Patrimônio Histórico de Maringá. O processo que registra o ′novo′ pioneiro inclui preenchimento da ficha de cadastro disponibilizada pelo patrimônio, localizado no segundo piso do Teatro Calil Haddad. A validação do processo é feita pela Secretaria de Cultura.

Pioneiros homenageados

Luiz Ferreira Viana, nascido em Caetés-PE, em 1936, veio para Maringá em 1959, procedente da mesma cidade. Estabelecido inicialmente na rua Líbero Badaró, zona 07, foi trabalhar na máquina de café Fujiwara. Posteriormente exerceu a função de pedreiro.

Jovelina Viana, nascida em Caetés-PE, em 1932, veio para Maringá em 1959, procedente da cidade onde nasceu. Casada com Luiz Ferreira Viana, teve seis filhos e dedicou-se às atividades domésticas.

Antonia Laquanete Cordiolli, nascida em Pitangueiras-SP, em 1939, veio para Maringá em 1951, juntamente com a família. Trabalhou no sítio São José, na Estrada Guaiapó. Depois, casou-se com o Sr. Laurindo Cordiolli, com quem teve seis filhos, todos nascidos em Maringá.

Lélio Cedaro, nascido em Cornélio Procópio-PR, em 1938, veio para Maringá em 1959, procedente de Uraí-PR. Pertenceu à várias corporações musicais de Maringá e trabalhou em muitas farmácias da cidade. Aposentou-se como funcionário público e nunca abandonou seu amor à música.

Laura Naomi Kawatsuka, nascida em Adamantina-SP, em 1951, veio para Maringá em 1957, procedente de Rolândia-PR. Trabalhou inicialmente nos serviços de bar e lanchonete, até que passou a se dedicar integralmente às atividades domésticas.

José Gregório dos Santos, nascido no estado de Minas Gerais, em 1937, veio para Maringá em 1954, procedente de Curitiba. Trabalhou como padeiro, ensacador e motorista, vindo a se aposentar como funcionário público municipal, depois de 27 anos como motorista da Secretaria de Educação.

Orlando Cremoneze, nascido em Londrina-PR, em 1944, veio para Maringá em 1953, procedente da mesma cidade. Estabelecendo-se na Estrada Pinguim, lote 111, trabalhou como agricultor. Teve dois filhos, todos maringaenses.

Zulmira de Caires Cremoneze, nascida no estado de São Paulo, em 1944, veio para Maringá em 1957, procedente do mesmo estado. Trabalhando como agricultora, casou-se com o sr. Orlando Cremoneze, com quem teve dois filhos.

Santo Batista de Aquino, nascido em Brasília de Minas Gerais-MG, em 1954, veio para Maringá em 1960, procedente da mesma cidade. Trabalhou na fábrica de Guaraná Andrade e foi ensacador. Atualmente é Presidente Municipal do Sindicato dos Aposentados de Maringá.

Yolanda Maria Panosso Linares, nascida em Jaboticabal-SP, em 1941, veio para Maringá em 1948, procedente do mesmo município. Estabelecida no sítio do Borba Gato, trabalhou durante anos na lavoura. Teve dois filhos, todos maringaenses.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação