Fechar

Entretenimento

Literatura

Com crônica premiada, e-book ‘Nas Curvas de Maringá’ encerra trilogia

Publicado por Redação GMC, 13:29 - 20 de Setembro de 2019

Bloco de Imagem

Capa do e-book ‘Nas Curvas de Maringá’. Foto: Divulgação

Com a Catedral estampada na capa e com 27 crônicas ambientadas na cidade, o e-book “Nas Curvas de Maringá: Amizades e paqueras na mais bela cidade do Paraná” foi publicado, nesta quinta-feira (19), pelo jornalista Luiz Fernando Cardoso. Com venda exclusiva na Amazon, o livro encerra uma trilogia de crônicas iniciada pelos títulos “Orfeu & Violeta” e “Quero Café!”, ambos lançados em 2018.


Com aquele toque de humor e de crítica típicos desse gênero literário, o livro de crônicas traz reflexões sobre sonhos, relações amorosas, ditados populares, frustrações da vida, crises econômicas, vícios, sexualidade e política. O e-book aborda ainda a eterna luta contra o peso, teorias conspiratórias como a existência do Acre e a tietagem de musas das telenovelas, entre elas a atriz Ana Paula Arósio – favorita do autor.


“Seu olhar narrativo está sempre alerta ao que acontece ao redor, provavelmente influenciado pelo seu instinto jornalístico”, diz o professor Luigi Ricciardi, que é mestre e doutor em Literatura.


“Quase sempre a voz narrativa recebe um gole quente de café bem passado, o ouro verde que acompanha suas jornadas por Maringá, cidade que adotou o autor e foi adotada por ele”, acrescenta.


Crítico literário com cinco livros publicados, Ricciardi destaca a analogia entre as curvas da cidade e as curvas femininas que aparece, de forma indireta, em inúmeras partes do livro. “Algumas crônicas se conectam com temas que reaparecem, costurando os textos e dando certa unidade à obra e familiaridade ao leitor”, comenta o professor.


Das 27 crônicas, apenas “Eu e Maringá” é inédita. As demais foram publicadas, entre 2009 e 2013, no blog do jornalista e em jornais do Paraná. Consta da seleção a crônica premiada “Arroz com Fungos”, selecionada no 3º Concurso Literário Conto Brasil – Minicontos e publicada pela Editora Trevo, em agosto de 2019, na antologia “Conto Brasil” (Vol. 3).


Os e-books da trilogia são vendidos exclusivamente na Amazon. “Nas Curvas de Maringá” sai por R$ 7,30. “Quero Café!” e “Orfeu & Violeta”, que já figurou entre os e-books de crônicas mais vendidos na Amazon, custam R$ 5,99. Assinantes do Kindle Unlimited não pagam. “O bom é que dá para ler em tablet, celular e PC, além do e-reader Kindle”, explica Cardoso.


O autor

Bloco de Imagem

Livro do jornalista Luiz Fernando Cardoso traz 27 crônicas ambientadas na cidade canção. Foto: Divulgação

Radicado em Maringá, Luiz Fernando Cardoso é jornalista, com mais de 15 anos de experiência em jornalismo impresso. Atualmente, é assessor de imprensa do Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá (Sismmar) e colaborador da Gazeta do Povo. Foi repórter do extinto O Diário e editor-chefe do Notícias do Dia de Joinville (Grupo RIC). Também foi repórter no Jornal de Beltrão e no Diário do Sudoeste (ambos no Paraná), além de colaborador da Folha de S.Paulo. Na cidade, também trabalhou na TV Maringá (Band).


Graduado em Jornalismo pela Faculdade de Pato Branco (Fadep) e máster em Jornalismo Digital pela Universidade de Navarra, Cardoso mudou-se para Maringá, em 3 janeiro de 2008. A história de como o paranaense de Pato Branco veio parar na Cidade Canção, depois de um ano vivendo na Alemanha e no norte de Goiás, é relatada em uma das crônicas do recém-lançado e-book.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo