Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Acim se mobiliza em apoio à aprovação da ‘PEC da 2ª instância’


Por Redação GMC Publicado 12/11/2019 às 16h21 Atualizado 24/02/2023 às 23h56
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) vai apoiar ações da sociedade em favor da proposta de emenda constitucional (PEC) 410/2018, que permite a prisão após condenação em segunda instância.

A decisão da Acim em lutar pela chamada “PEC da Prisão em Segunda Instância” foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Administração (CAD) da entidade, nesta segunda-feira (11).

Para isso, a Acim irá criar peças publicitárias, comunicar a sua posição para deputados e mobilizar federações e outros parceiros que considera estratégicos para fortalecer este movimento.

Na CCJ

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara (CCJ) rejeitou, por 38 votos a 4, pedido das deputadas do PT Maria do Rosário (RS) e Erika Kokay (DF) para retirar da pauta a PEC 410/18, que permite a prisão após condenação em segunda instância. Com isso, a CCJ começa a discutir a proposta – assista abaixo.

Entenda

Desde 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) adotava um entendimento que permitia a possibilidade de prisão de condenados em segunda instância.

Na semana passada, no entanto, em votação apertada (por 6 votos a 5), os ministros mudaram o entendimento.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi um dos beneficiados pela nova interpretação do STF e foi solto na sexta-feira (8).

Com informações da Câmara dos Deputados.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação