Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

′Agosto Dourado′ chama atenção para importância do leite materno


Por Redação GMC Publicado 17/08/2018 às 17h05 Atualizado 17/02/2023 às 23h27
 Tempo de leitura estimado: 00:00

“É um mês inteiro para lembrar os benefícios do leite materno”, diz a gerente de Alimentação Escolar, Anne Elise Carvajall, referindo-se ao “Agosto Dourado”, mês de ações concentradas para reforçar a importância do aleitamento materno, conforme prevê a lei federal 13.435/2017. A cor dourada é alusiva ao ouro e a riqueza.

Entre as ações, nutricionistas da secretaria da Educação realiza visitas nos 63 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI′s) para prestar orientações à equipe diretiva e às lactaristas (profissionais responsáveis pela alimentação infantil).

Leite materno

Sendo um alimento completo, a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria, recomendam o aleitamento materno até dois anos de idade ou mais, sendo exclusivo até o sexto mês.

O leite materno é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata que a criança precisa. É rico em anticorpos, funciona como uma vacina protegendo o bebê contra inúmeras doenças. Não é necessário oferecer nenhum outro alimento ao bebê, como chá, suco, água ou outro leite.

A amamentação também ajuda no desenvolvimento da face da criança, além da fala e respiração. O aleitamento permite um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê, o que fortalece os vínculos entre eles.

Banco de leite

Os bebês que estão em situação de risco e as mães com dificuldades de amamentar, podem receber auxílio do banco de leite. Integrado ao Hospital Universitário, o banco de leite faz o trabalho de coleta, armazenamento e encaminhamento do leite para bebês necessitados.

Para a mãe que quiser doar leite, basta entrar em contato com o banco de leite (44 3011-9174). São oferecidos equipamentos de coleta e armazenamento, além de orientações de como retirar o leite e guardá-lo corretamente. Uma vez por semana é feito o recolhimento na casa da doadora.

Atualmente, existem 250 doadoras por mês, gerando recolhimento mensal de 250 a 300 litros de leite materno. Esse leite atende cerca de 180 crianças prematuras, internadas na UTI de hospitais.

Leia mais notícias de Maringá.

Por Diretoria de Comunicação da PMM

 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação