Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Atendimentos da Defensoria Pública disparam em dois anos


Por Letícia Tristão Publicado 29/10/2018 às 17h13 Atualizado 18/02/2023 às 18h52
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O número de atendimentos da Defensoria Pública de Maringá dobrou nos últimos dois anos. Em 2016, o órgão registrou mais de 12 mil procedimentos. No ano seguinte, o número quase dobrou: foram 22.989. E até setembro deste ano, a defensoria já havia protocolado 24.645 procedimentos. O órgão começou a atuar na cidade há quatro anos e atualmente tem três defensores.

Segundo o defensor público e coordenador da sede regional de Maringá, Bruno Müller, o aumento de atendimentos está relacionado ao número de defensores, que também aumentou.

“Começamos com um defensor, chegamos a quatro e agora somos três. Além disso, conforme fomos ganhando mais relevância e ‘fama’ entre a comunidade, os atendimentos foram crescendo junto”, explica.

A defensoria atua em três áreas em Maringá: família, infância e execução penal. A área da família é a que tem mais demanda na cidade e consiste na orientação e resolução de conflitos familiares como casamento, divórcio, pensão alimentícia entre outros.

Bruno explica que a Defensoria Pública é um órgão essencial e auxiliar da Justiça, e atua na defesa jurídica de pessoas que não têm condições de pagar um advogado.

Mesmo sendo uma defensoria pública, o cidadão pode entrar com uma ação contra o Estado. Segundo Bruno, casos como falta de vagas em creches são comuns e a família pode entrar com ação contra o Município porque a criança teve seu direito de educação infantil negado. “Outra situação é quando a criança ou adolescente teve tratamento ou medicamento negado pelo Paraná e a gente entra com ação judicial”, ressalta.

A Defensoria Pública atende qualquer pessoa que não consiga de pagar um advogado e que esteja dentro de três condições: receba até três salários mínimos; não tenha imóvel até R$ 140 mil e não tenha aplicação financeira de até R$ 10 mil.

Em Maringá, a sede da defensoria fica localizada na Avenida Tiradentes, 1289, Zona 4. O telefone é o (44) 3262-8447.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação