Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Cinco regiões de Maringá concentram 30% dos casos de dengue


Por Carina Bernardino/CBN Maringá Publicado 30/10/2019 às 18h33 Atualizado 24/02/2023 às 20h46
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O 4º índice médio de infestação da dengue em Maringá é de 1,2%, o menor Levantamento de Índices Rápidos para Aedes Aegypti (Lira ) registrado este ano na cidade. Mas a situação ainda é preocupante.

Isso porque de janeiro a outubro foram registrados 990 casos positivos da doença, 3.762 notificações e três óbitos. No mesmo período de 2018, foram 15 confirmações e 1.147 notificações por dengue no município.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (30) pela Secretaria Municipal de Saúde. O levantamento aponta que 41% dos focos do mosquito foram encontrados em lixo dos quintais.

Depois, nos pequenos depósitos móveis, como pratos de plantas, sacolas e embalagens plásticas. Segundo o secretário da pasta, Jair Biatto, a redução do 4º Lira se deve ao período de estiagem. Por isto as ações de combate a doença não podem parar.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Das 990 confirmações de dengue deste ano, 30% dos casos se concentram em cinco regiões de Maringá, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Quebec, Portal das Torres, Grevíleas, São Silvestre e Vila Esperança.

Somente no posto do Quebec foram 80 registos. Já no Portal das Torres, 66 e no Grevíleas, 59 casos positivos da doença.

Em relação aos índices de infestação, o maior registo é de 2,1% nas UBSs Alvorada I e III, que juntas somam 42 casos positivos.

Outras UBSs que tiveram mais de 30 casos de dengue registrados este ano são: Céu Azul, Ney Braga, Pinheiros, Iguaçu, Parigot de Souza, Olímpico, Tuiuti e Requião/Guaiapó.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação