Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Juiz determina jornada de 40h para todos enfermeiros e técnicos do HU


Por Carina Bernardino/CBN Maringá Publicado 23/04/2019 às 20h24 Atualizado 21/02/2023 às 06h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Justiça determinou jornada de 40 h semanais para todos enfermeiros e técnicos do Hospital Universitário (HU) de Maringá. A decisão é em primeira instância e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) deve recorrer.

Em 2016, um grupo de servidores do Hospital Universitário (HU) de Maringá entrou na Justiça questionando a diferença de jornada de trabalho no setor da enfermagem. Segundo o Ministério Público, naquele ano, 217 técnicos e enfermeiros faziam 36 horas semanais no HU, enquanto 56 cumpriam jornada de 40 horas.

Na época, o MP chegou a recomendar a regularização da carga horária, mas não foi atendido. Em sentença publicada no início deste mês, o juiz Nicola Frascati Junior entendeu que todos os servidores têm que fazer jornada de 40 horas semanais.

O pró-reitor de Recursos Humanos da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Luiz Otávio de Oliveira Goulart, diz que a decisão é em primeira instância e que a UEM vai recorrer.

Os servidores do HU com carga horária de 40 horas semanais foram contratados depois de 2012, é que antes deste ano uma lei estadual reduziu a jornada de todos os servidores para 36 horas semanais. Para o Ministério Público, a normativa não é clara, uma vez que os agentes prestaram concurso para trabalhar 40 horas por semana.

Na semana passada a superintendência do HU informou que o déficit de servidores na equipe de enfermagem é 48 funcionários. Com a readequação da carga horária dos atuais profissionais, a situação pode ser amenizada após estudo de escalas.

Atualmente, somente o pronto-socorro do Hospital Regional Universitário de Maringá, atende cerca de sete mil pacientes por mês.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação