Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Mais uma ‘ghost bike’ será instalada em Maringá nesta quarta-feira


Por Nailena Faian Publicado 15/01/2019 às 19h00 Atualizado 19/02/2023 às 16h09
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Nesta quarta-feira (16) mais uma “ghost bike” (bicicleta fantasma) será instalada em Maringá. Desta vez será no cruzamento das avenidas Cerro Azul e Guedner, no Jardim Ipanema, onde o ciclista Arthur Jordão da Silva, de 11 anos, faleceu após ser atropelado por um carro na véspera do Natal de 2018.

A iniciativa é do grupo Bicicletada de Maringá. “O objetivo é sensibilizar os motoristas e também o poder público, é preciso ter mais respeito, está tendo aumento de acidentes em Maringá. Nós, ciclistas, somos a parte mais frágil do trânsito. Não adianta ter via de 40 km/h e os motoristas circularem a 80 km/h”, enfatiza Marcos Roberto de Assis, integrante do grupo.

O pequeno Arthur pedalava no começo da noite do dia 26 de dezembro do ano passado, quando no cruzamento das avenidas Cerro Azul e Guedner foi atingido pelo carro. O acidente ocorreu perto da base do Samu, que socorreu a criança e a encaminhou ao hospital. Arthur havia sofrido traumatismo craniano e torácico e acabou não resistindo aos ferimentos, falecendo no dia seguinte.

Perto desse cruzamento houve outra morte de uma criança que também pedalava. Paulo Henrique Brito Mathias, de 13 anos,  foi atropelado por um carro. O acidente ocorreu no dia 20 de janeiro de 2018, na Avenida Cerro Azul.

Em 2018, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), sete ciclistas morreram em Maringá vítimas de acidentes de trânsito. De 2005 a 2018, a cidade registrou a morte de 78 ciclistas, todos vítimas de acidentes.

Ao todo, cinco ghost bikes já foram colocadas em Maringá, segundo o grupo Bicicletada. Três delas já não estão mais fixadas, foram depredadas ou caíram. As mais famosas são a da Avenida Brasil esquina com a Avenida Riachuelo; a da Avenida São Domingos e uma perto do posto G10.

Nesta quarta-feira, a concentração dos ciclistas será na praça da Catedral, às 19h30. De lá eles vão instalar, em silêncio, a bicicleta pintada de branco em um poste e também deixarão flores em homenagem a Arthur.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação