Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Maringá está na rota de rajadas de vento moderadas e fortes


Por Redação GMC Publicado 07/09/2019 às 13h47 Atualizado 24/02/2023 às 04h10
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Rajadas de vento de até 45 km/h atingiram Maringá na madrugada deste sábado (7) e podem se intensificar nos próximos dias. É o que aponta o Sistema Meteorológico do Paraná (Simpear).

De acordo com o órgão, às 4h, as rajadas de vento consideradas moderadas chegaram a 45 km/h. Já neste domingo (8) e segunda-feira (9), os ventos podem alcançar, respectivamente, 53 km/h e 58 km/h.

Reinaldo Olmar Kneib, meteorologista do Simepar, afirma que as rajadas de vento são comuns nesta época do ano.

“O que gera o vento é a variação da pressão atmosférica e da temperatura. E no fim do inverno até o início da primavera, criam-se as condições ideais para que essas rajadas sejam mais frequentes”, afirma.

O vento, de maneira simplista, é o ar em movimento. Ocorre que em algumas regiões, o Sol esquenta a superfície de forma mais acelerada. Ao longo desse processo, o ar quente do solo sobe e o ar frio se desloca de uma região distinta para ocupar esse espaço. Esse deslocamento de ar quente e frio faz com que o vento surja.

“As rajadas de vento são consideradas fortes a partir dos 54 km/h. No entanto, se rajadas moderadas ocorrem de uma maneira contínua, elas podem causar prejuízos e transtornos”, completa Kneib.

No Jardim Batel, em Maringá, o vento registrado nesta madrugada fez com que uma árvore ficasse apoiada em um poste da rede elétrica, com risco de cair sobre uma residência. Uma equipe de arborização da Secretaria de Serviços Públicos (Semusp), com apoio da Defesa Civil, resolveram o problema.

Com informações da EBC.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação