Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Maringá tem vocação empreendedora; manicure Rafaela é prova disso


Por Letícia Tristão Publicado 02/10/2018 às 19h18 Atualizado 18/02/2023 às 11h26
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Aos 18 anos e manicure há quase três, Rafaela Teixeira Ricardo encontrou espaço no cenário empreendedor de Maringá: começou a fazer unhas para não ficar sem emprego.

Segundo ela, depois de engravidar, teve medo de não conseguir um trabalho e começou a atender clientes como manicure. Ela diz que depois que a filha nasceu, continuou fazendo unhas e “sempre com mais e mais clientes”.

Ao ver o resultado, Rafaela criou uma conta no Instagram e começou a postar fotos das unhas que fazia. “Depois de um ano que começou a dar repercussão e disparou [o número] curtidas e pessoas me seguindo, eu fiquei boba com tudo aquilo acontecendo comigo”, relata.

Atualmente, a maringaense tem 26,2 mil seguidores na rede social e atende no próprio salão, em casa, em média 14 clientes por dia. Rafaela trabalha com joias nas unhas e aplicação de unha postiça, que dura em média de sete a 15 dias. “Esse é meu diferencial”, garante.

Cultura Empreendedora

Maringá ocupa o segundo lugar no ranking de Cultura Empreendedora, no Índice de Cidades Empreendedoras, de acordo com pesquisa divulgada pela Endeavor.

Esse cenário propicia a “criação de novas tecnologias pelas empresas e aceitação e incorporação delas pelos cidadãos”. Isso porque ser uma cidade de cultura empreendedora significa que “ela é capaz de compreender e usufruir de novas oportunidades, gerando vantagens competitivas para os empreendimentos”, conforme a pesquisa.

Questionada sobre ser empreendedora, Rafaela explica que não se imaginava dona do próprio negócio, mas sempre acreditou que se fosse para continuar nesse caminho, as coisas dariam certo. “O começo foi bem difícil, mas a sensação é maravilha quando você faz um trabalho e as pessoas o reconhecem”, diz.

Fotos: arquivo pessoal

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação