Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Pela 1ª vez, desfile de aniversário de Maringá será na Tiradentes


Por Redação GMC Publicado 19/03/2019 às 14h00 Atualizado 20/02/2023 às 16h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Pela primeira vez na história de Maringá, o desfile de aniversário da cidade será realizado na Avenida Tiradentes, entre as avenidas Herval e Duque de Caxias.

A comemoração de 72 anos da fundação da Cidade Canção terá como grande cenário a Catedral e homenageará as mulheres pioneiras. O evento será realizado no dia 13 de maio (segunda), a partir da 9 horas.

O secretário de Cultura, Miguel Fernando, ressalta que a Avenida Brasil, local onde antigamente eram realizados o desfile, tinha sido cogitada, porém, as movimentações de ônibus e usuários na praça Raposo Tavares inviabilizaram o projeto.

“Além da Brasil, o desfile foi realizado nas avenidas Herval, Pedro Taques e outras vias. A avenida Tiradentes, na região da Catedral, será um teste que poderá reduzir o impacto na mobilidade urbana, além de ter um belo cenário e potencial turístico”, afirma Miguel Fernando.

Com o tema “Mulheres do Ingá: a força e a representatividade das mulheres maringaenses”, a Secretaria de Cultura (Semuc) quer valorizar a força das pioneiras na construção da cidade.

“As questões históricas têm focado os homens. Nosso objetivo é ressaltar as lavadeiras que utilizavam o riacho do Parque do Ingá, as educadoras que participaram na construção do ensino e outras mulheres que marcam a história do município, como a própria cabocla de Joubert de Carvalho que inspira o nome da cidade”, enfatiza.

Inscrições

A Semuc abriu as inscrições para participação do desfile que devem ser feitas até o dia 20 de abril AQUI ou na própria Semuc (Avenida Doutor Luiz Teixeira Mendes, 2.500 – Teatro Calil Haddad). Podem participar instituições educacionais públicas, particulares e filantrópicas, movimentos culturais e entidades sociais representativas da comunidade maringaense.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação