Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Reclamações de mau cheiro continuam em Maringá; Sema apura o problema


Por Carina Bernardino/CBN Maringá Publicado 30/01/2019 às 14h54 Atualizado 19/02/2023 às 19h38
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema) apura reclamações de mau cheiro em Maringá. Só na área central da cidade, foram 16 registros nos últimos dias. No entanto, fiscais têm percebido que odor forte é de situações pontuais.

Entre novembro e dezembro a Ouvidoria Municipal recebeu 81 reclamações de mau cheiro em Maringá. Quase 90% delas eram das regiões norte e nordeste da cidade.

Do dia 1º ao 16 deste mês, foram mais 51 registros do tipo. Após investigação, a Sema embargou uma empresa de compostagem que ampliou a produção sem implantar uma linha de árvores, que ajudaria a conter o odor gerado nos processos.

Porém, fiscais da Sema também identificaram irregularidades nos sistemas produtivos de outras seis empresas e todas foram notificadas.

Nesta quarta-feira (30), a ouvinte da CBN, Suely Sanches, do Parque Cidade Nova, entrou em contato para dizer que o odor forte continua e que com o calor, o mau cheiro se torna ainda mais insuportável.

A diretora da Sema, Juliane Kerkhoff, afirma que as investigações continuam, mas que a secretaria tem percebido que as novas situações de mau cheiro são pontuais.

Ouça a reportagem na CBN Maringá.

A orientação à população é que continuem registrando os casos de mau cheiro em qualquer região da cidade. Isso porque a Sema fará verificação no local dos registros.

As empresas notificadas terão que apresentar licenciamentos, alvarás e notas de destinação de rejeitos. No caso da empresa embargada, a mesma recorreu à Justiça para liberar o recebimento e processamento de resíduos, mas o pedido foi recusado.

A documentação relativa à investigação foi protocolada no escritório regional do Instituto Ambiente do Paraná, em Maringá. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3293 8750.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação