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25 de abril de 2024

9 empresas de Maringá estão entre as 500 maiores do Sul do Brasil


Por Redação GMC Publicado 31/10/2019 às 17h07 Atualizado 24/02/2023 às 21h03
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Maringá tem nove empresas no ranking das “500 Maiores do Sul 2019”. O levantamento divulgado nesta quinta-feira (31) é realizado pelo Grupo Amanhã em parceria com a PwC.

Na edição de 2018, Maringá tinha 12 empresas no ranking. A publicação é considerada há 29 anos o mais importante ranking regional de empresas do país.

As empresas de Maringá que foram classificadas na edição de 2019 são: Cocamar (35ª), Santa Terezinha (66ª), Unimed Maringá (184ª), Viapar (186ª), Sancor Seguros (276ª), Rivesa (329ª), CPA Trading (431ª), Santa Rita Saúde (481ª), Cinesystem (500ª).

Todas as empresas, com exceção do Santa Rita Saúde,  também aparecem no ranking do ano passado. A Cocamar continua liderando e permanecendo na 35ª posição.

Paraná é destaque 

O ranking mostra que as 186 companhias paranaenses listadas obtiveram melhores resultados em vendas, lucro e patrimônio, que são os três componentes do Valor Ponderado de Grandeza, principal indicador da pesquisa.

O resultado mais robusto é observado em receita líquida: as companhias do Paraná somaram R$ 207,4 bilhões – valor 12,5% maior que a soma de faturamentos das representantes gaúchas (R$ 184,3 bilhões) e 18,3% maior que a das catarinenses (R$ 175,3 bilhões).

Também no quesito rentabilidade sobre receita a vantagem é paranaense: o índice médio foi de 17,1% – mais que o dobro da média catarinense (8,2%) e praticamente três vezes a das gaúchas, que foi 5,8%.

O Top Ten das maiores empresas do Paraná vai ter novidade neste ano: o Grupo Fertipar, de Curitiba, conquistou a sétima posição e fará companhia a pesos-pesados como Copel, Renault e Klabin. A estatal de energia, aliás, segue como a maior companhia do estado, ao conquistar um VPG de R$ 14,3 bilhões.

Para revelar quem é quem entre as empresas do Sul, a Revista AMANHÃ e a PwC construíram um indicador exclusivo: o Valor Ponderado de Grandeza (VPG). O índice reflete, de forma equilibrada, o tamanho e o desempenho das empresas, a partir de uma ponderação que considera os três grandes números do balanço: patrimônio líquido (que tem peso de 50% no cálculo do VPG), receita líquida (40%) e lucro líquido ou prejuízo (10%).

Com assessoria de imprensa

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