Fechar

Maringá

Mito ou verdade

Tirar a pressão da panela embaixo d’água é perigoso?

Publicado por Monique Manganaro , 10:15 - 20 de Setembro de 2019

Bloco de Imagem

Foto: Marcelo Justo/Folhapress

Você tem esse costume? Para acelerar o processo, muitos utilizam água corrente para diminuir a temperatura da panela e auxiliar na retirada da pressão. No entanto, mensagens compartilhadas nas redes sociais alertam para os perigos dessa prática.


Mas será que manusear uma panela de pressão quente embaixo d’água é realmente perigoso? De acordo com o subtenente do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Amilton Santana, as panelas fabricadas atualmente são feitas de alumínio, um metal que se molda e se adapta à temperatura.


Quando colocadas embaixo d’água, mesmo com o choque térmico, não há rompimento do material e, consequentemente, não há expulsão dos pinos (que poderiam atingir a pessoa que está manuseando a panela).


O risco ocorre, de fato, em panelas fabricadas a partir de outros materiais, como o ferro. Esse metal, quando exposto ao choque térmico, pode trincar e expulsar o pino. Aí, o perigo é a peça atingir o rosto de alguém.


Para Santana, o perigo mais iminente envolve a falta de manutenção nas panelas de pressão. Quando as válvulas não são limpas frequentemente, a saída de pressão fica bloqueada e o sistema encontra na expulsão do pino uma solução para liberar o excesso de pressão.


O subtenente afirma que em anos de profissão já viu diversos casos em que o pino é arremessado violentamente e, por causa do acúmulo de pressão, a panela é pressionada para baixo, chegando a afundar o fogão.


A recomendação dada pelos bombeiros é manter a frequente limpeza da válvula. Um indicativo de entupimento da peça é se, durante o uso, não houver expulsão do vapor.


 


Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e entre no nosso grupo. Lembrando que este grupo é restrito a mensagens de administradores.

Bloco de Imagem

Foto: Ilustrativa

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo