Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

10 dicas para não ser o ‘tio do pavê’ do WhatsApp


Por Luiz Santos Publicado 29/11/2018 às 09h00 Atualizado 19/02/2023 às 03h51
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Portal GMC Online preparou uma lista com algumas situações inconvenientes que acontecem cotidianamente no aplicativo de mensagens WhatsApp. Confira as dicas para não virar o “tio do pavê” do app:

Áudios

Os áudios do WhatsApp são uma questão problemática para muitos. A dica é avaliar se é realmente necessário enviar o áudio, já que ele pode demandar tempo e disposição para quem vai ouvi-lo. Se for uma pessoa com quem você tem intimidade talvez seja uma questão de acordar quando e como os áudios podem ser enviados.

Horários inoportunos

Ninguém merece acordar de madrugada com notificações no celular. É interessante pensar antes de enviar as mensagens se isso não pode incomodar alguém naquele horário. Além disso, vale ressaltar que assuntos comerciais devem ser tratados em horário comercial.

Assuntos pessoais em grupos

A situação de estar em um grupo e algumas pessoas manterem conversas pessoais e “paralelas” é bem incômoda. Deixe para fazer as brincadeiras com seu amigo e discutir sobre seus assuntos particulares na conversa privada. Os grupos também têm assuntos específicos que devem ser tratados, não fuja deles!

Correntes e fake news

As fake news têm sido um assunto bem abordado nos últimos tempos. Vale lembrar sobre esse tema que antes de sair compartilhando algo é necessário observar a fonte e verificar a veracidade daquilo. As correntes também são uma questão delicada no WhatsApp, já que muitas vezes são repassadas sem pensar.

Excesso de emojis

Os emojis também devem ser usados com cuidado já que seu excesso acaba causando uma poluição visual nas conversas. Além disso, evite utilizá-los em situações mais formais, já que eles não são considerados muito “profissionais”.

Grupos sem consentimento

Não saia adicionando as pessoas nos grupos que você é administrador sem o consentimento delas. Isso é uma situação chata e que pode deixar o celular do indivíduo cheio de mensagens que ele não gostaria de receber.

Não seja imediatista

Seja paciente. Ninguém fica o dia inteiro no WhatsApp. Deixe de lado o imediatismo e espere as pessoas responderem as suas mensagens. Vale lembrar outra coisa: a pessoa ter lido sua mensagem não faz com que ela já tenha que te responder.

Bom dia

Evite mandar as imagens prontas de bom dia nos grupos que você participa. Pode ser incômodo ficar recebendo muitas notificações de pessoas apenas desejando bom dia umas para as outras.

Fotos cotidianas

Avalie se o que você está compartilhando com outros é realmente necessário. Será que seu amigo realmente quer ver o seu prato do almoço? E o doce que você comeu a tarde? Pense antes de sair enviando tudo o que faz pelo WhatsApp.

Não seja mal educado

É importante lembrar que ser educado é uma necessidade. Atitudes rudes, principalmente em grupos, são uma situação incômoda tanto para a pessoa quanto para os demais membros da conversa. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Caso de jovem morto após deixar sauna gay em SP é investigado pela Polícia Civil


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…

Geral

Estudante de medicina fica em estado vegetativo após cirurgia na mandíbula em Minas


Uma estudante de 31 anos permanece em estado vegetativo um ano após ter realizado uma cirurgia ortognática, para reparação de…


Uma estudante de 31 anos permanece em estado vegetativo um ano após ter realizado uma cirurgia ortognática, para reparação de…

Geral

Comerciantes da 25 de março enfrentam interrupção de energia no centro de SP


Lojistas da região da Rua 25 de março, no centro de São Paulo, tiveram problemas com o abastecimento de energia…


Lojistas da região da Rua 25 de março, no centro de São Paulo, tiveram problemas com o abastecimento de energia…