Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Águas-vivas deixam 31 mil banhistas feridos no litoral gaúcho


Por Folhapress Publicado 05/01/2019 às 11h56 Atualizado 19/02/2023 às 14h21
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Um boom de águas-vivas no litoral gaúcho já deixou pelo menos 31 mil banhistas feridos na atual temporada, segundo o Corpo de Bombeiros. Esse é o número de atendimentos feitos em postos salva-vidas no Rio Grande do Sul, nos últimos 20 dias.

“Foi um verão atípico até aqui”, disse à reportagem o tenente-coronel Jeferson Ecco, coordenador da Operação Verão no estado.

Só no feriado do dia 1º, foram 5.500 casos. O fenômeno também tem sido observado, em menor número, no litoral de Santa Catarina e do Paraná -onde foi registrada a presença de caravelas-portuguesas, um tipo de água-viva mais peçonhenta que a comum.

De cor arroxeada, a caravela-portuguesa tem uma espécie de “crista” bolhosa com ar. Por isso, é carregada pelo vento e pode ser vista na superfície do mar. Suas toxinas são mais potentes do que as da água-viva comum, e provocam dores, queimaduras de até terceiro grau e, em casos extremos, reações alérgicas.

Na costa catarinense, foram cerca de 22 mil casos de queimaduras por águas-vivas desde outubro. É um número semelhante ao da temporada anterior, mas abaixo do recorde de verões passados, de quase 85 mil feridos.

As caravelas, segundo o Corpo de Bombeiros, foram registradas apenas no litoral norte, em Itapoá (SC), mas em pequena quantidade. Já no Paraná, foram cerca de cem feridos até aqui -alta de 22% em relação ao ano passado.

Caravelas-portuguesas foram vistas em diversos pontos do litoral paranaense, com uma “incidência bastante grande”, de acordo com a tenente Ana Paula Zanlorenzzi. Mas não há casos de atendimentos com maior gravidade.
Segundo o oceanógrafo Frederico Brandini, professor da USP e conselheiro da Associação MarBrasil, o número acima do normal de águas-vivas se deve a um provável desequilíbrio ecológico, que é comum a outras partes do planeta e pode estar relacionado a atividades que reduzem predadores naturais, como a pesca.

Uma combinação de correntes marítimas, altas temperaturas e elevada população de banhistas também explica o alto índice de incidentes, segundo o tenente-coronel Ecco. Bandeiras lilás estão sendo usadas nos três estados para indicar a ocorrência de animais marinhos acima do normal em trechos de praia.

Em São Paulo, o número de ocorrências é bastante reduzido: foram 15 atendimentos no litoral desde dezembro.

Cuidados
O ferimento causado pela água-viva é semelhante a uma queimadura. Há cuidados específicos a serem seguidos, segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa). O primeiro é sair da água sem tentar tirar os tentáculos que podem estar na pele. Em seguida, lavar o local com água do mar, até que os tentáculos aderidos saiam.

Não use água doce, porque ela pode aumentar as descargas. Para prevenir novas contaminações, use ácido acético 5%, como vinagre, por 10 minutos, sobre o local. Jamais tente remover os tentáculos esfregando toalhas ou areia.
Caso ainda haja tentáculos no ferimento, remova usando luva e pinça e lavando com água do mar e ácido acético por 30 minutos. Em caso de dificuldade para respirar, outras reações na pele ou desorientação, procure um médico.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Caso de jovem morto após deixar sauna gay em SP é investigado pela Polícia Civil


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…

Geral

Estudante de medicina fica em estado vegetativo após cirurgia na mandíbula em Minas


Uma estudante de 31 anos permanece em estado vegetativo um ano após ter realizado uma cirurgia ortognática, para reparação de…


Uma estudante de 31 anos permanece em estado vegetativo um ano após ter realizado uma cirurgia ortognática, para reparação de…

Geral

Comerciantes da 25 de março enfrentam interrupção de energia no centro de SP


Lojistas da região da Rua 25 de março, no centro de São Paulo, tiveram problemas com o abastecimento de energia…


Lojistas da região da Rua 25 de março, no centro de São Paulo, tiveram problemas com o abastecimento de energia…