Fechar

Geral

aparelhos adiantaram uma hora

Mesmo suspenso, horário de verão provoca confusão neste domingo

Publicado por Nailena Faian, com Folhapress, 07:45 - 20 de Outubro de 2019

Muita gente ficou confusa na manhã deste domingo (20) ao se deparar com o horário no celular e em outros dispositivos. É que alguns aparelhos atualizaram automaticamente para o horário de verão, que começaria hoje, terceiro domingo do mês de outubro, e seguiria até o terceiro domingo de fevereiro.


No entanto, como o horário de verão foi revogado neste ano pelo presidente Jair Bolsonaro, não há alterações. O assunto assumiu a primeira posição no trending topics do Twitter. 


 

Bloco de Imagem

Bloco de Imagem

Bloco de Imagem

DESDE OS ANOS 1930


O horário de verão foi adotado pela primeira vez no país no no fim de 1931, com a finalidade de economizar energia elétrica nos meses mais quentes do ano. Ele foi aplicado sem interrupção nos últimos últimos 35 anos.


Pesquisas mostram, no entanto, que a eficiência na economia de energia vem caindo ano após ano. Um estudo divulgado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), considerou nula a economia de energia durante o horário de verão 2017/2018.


De acordo com o relatório, a redução apresentada em análises durante o horário de verão também foram verificadas em outros períodos, antes mesmo dos ajustes no relógio.


Segundo alguns especialistas, a queda dos índices de economia de energia acontecem pela mudança de comportamento do brasileiro. As pessoas atualmente têm jornadas de trabalhos diferentes, saem de casa mais tarde e utilizam mais o ar condicionado durante o dia, quando as temperaturas estão elevadas.


No verão 2016/2017, a economia decorrente da redução do uso de usinas foi de R$ 159,5 milhões. No mesmo período do ano anterior (2015/2016), foram economizados R$ 162 milhões.


O ex-presidente Michel Temer (MDB) chegou a sinalizar intenção de descontinuar o horário de verão, mas, em meio à tensão de um momento em que tentava barrar denúncias contra ele por obstrução judicial e organização criminosa, foi orientado a desistir da mudança.


Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo