Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Saiba como são eleitos os nomes das operações da Polícia Federal


Por Nailena Faian Publicado 08/09/2018 às 12h00 Atualizado 18/02/2023 às 04h06
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Eros, Carbono, Narciso, Good Vibes e Ctrl+Alt+Del. Todos esses nomes e expressões são de operações da Polícia Federal (PF). Desde quando teve início a nomeação inusitada, em 2002, com a operação Arca de Noé, no Mato Grosso do Sul, os policiais usam sacadinhas para batizar as investigações.

Em Maringá, a PF não deixa a desejar. A Operação Hidra, em 2005, inaugurou a prática. O objetivo da operação era desarticular uma quadrilha que contrabandeava cigarros. Vários integrantes do grupo foram presos, mas ele nunca era totalmente desfeito. Vem daí o nome Hidra, que é uma figura da mitologia grega que tem sete cabeças e é considerada quase invencível.

O delegado Alexander Noronha Dias é chefe do Núcleo de Operações da Polícia Federal de Maringá e explica de onde surgem os nomes tão criativos. “A equipe de investigação se reúne e decide em conjunto. As ideias vêm da nossa cabeça mesmo e a gente faz pesquisa para ver se o nome já foi utilizado. Mas, com tanta operação na PF, é difícil não repetir. ”

Os nomes têm referência cultural, religiosa e histórica. Alguns chegam a ser engraçados e caem na graça do povo e nas redes sociais. Conforme Dias, há duas exigências na hora do “batismo”: os nomes precisam estar ligados ao objeto da investigação e não podem ter o nome de uma pessoa.

Confira alguns nomes de operações da PF de Maringá

Celeno: objetivo era desarticular organizações criminosas que utilizavam aviões para contrabando de mercadorias de alto valor, como eletrônicos e remédios. Foi deflagrada em 2013 e o nome significa obscuro, escuridão, remetendo a um monstro da mitologia grega.

Laranja Mecânica: nome de filme também se torna nome de operação. Deflagrada em 2012, a Laranja Mecânica investigou uma família que comandava um esquema de lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. Os policiais juntaram o fato de a organização criminosa usar laranjas para os desvios de dinheiro e o filme que aborda o crime.

Saque rápido: em 2014, uma tesoureira da Caixa Econômica Federal simulou o sequestro do próprio filho e sacou R$ 800 mil reais para entregar aos homens que ela dizia serem os sequestradores.

Sabina: a esposa e o filho do tesoureiro de uma agência bancária foram raptados em 2015 em Astorga. A PF deu o nome de Operação Sabina por causa de uma lenda de origem romana chamada Rapto das Sabinas.

Pleura: objetivo era desarticular uma organização criminosa que utilizava rotas fluviais para escoamento cigarros contrabandeados. O nome da operação se refere à membrana que protege o pulmão.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela em 2024


O Estado de São Paulo registrou o primeiro óbito por febre amarela em 2024. A vítima é um homem de…


O Estado de São Paulo registrou o primeiro óbito por febre amarela em 2024. A vítima é um homem de…