Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

O tempo seco ataca em cheio a saúde; SAIBA COMO SE PROTEGER


Por Redação GMC, com Folhapress Publicado 12/09/2019 às 18h52 Atualizado 24/02/2023 às 05h33
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Por trás da alegria que o calor proporciona, estão sérias consequências para a saúde. O tempo seco aumenta as ocorrências de pneumonia, demais infecções respiratórias, as crises de asma, bronquiolite nas crianças e as viroses. O alerta é do otorrinolaringologista da Universidade de São Paulo (USP), Olavo Mion.

O ar seco prejudica diretamente os olhos, o nariz e o pulmão.

“Há uma perda da defesa. As mucosas expostas à secura sofrem. Esta condição do tempo tira a umidade do globo ocular e das vias respiratórias. Como essas regiões ficam desidratadas, perdem a função de proteção. Com isso, os olhos ficam sujeitos a lesões. O nariz, que é a nossa primeira defesa na via aérea, fica mais seco”, explica Mion.

O nariz tem três funções: filtração, aquecimento e umidificação do ar. Para que o ar chegue ao pulmão, é necessário que a umidade seja igual ou acima de 60%, que é o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Se o nariz está ressecado, isso não acontece.

“A mucosa ressecada favorece a penetração do vírus, o que causa as infecções.”


Crianças e idosos devem ter o cuidado redobrado, pois estão mais suscetíveis, uma vez que os mecanismos de defesa são mais frágeis.

“Quando o ar está muito seco, desidratamos pela respiração. O idoso tem facilidade para desidratar e dificuldade de repor a água perdida”, diz Mion.

RECOMENDAÇÕES

Beba um copo com 250 ml de água por hora, caso esteja ao ar livre; em ambientes fechados, esse tempo sobe para duas horas.

Lave o nariz com soro fisiológico de quatro a seis vezes ao dia; o mesmo vale para colírios de limpeza (sem medicação).

As janelas devem ficar fechadas, porque a transpiração deixa o ambiente com a umidade mais adequada.

Evite aglomerações.

Se os índices de umidade estiverem abaixo de 20%, utilize os umidificadores.

Evite praticar esportes ao ar livre.

Se a umidade estiver abaixo de 30% o ideal não sair de casa.

Temperatura em Maringá

Em Maringá, o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) prevê máxima de 36°C para esta quinta-feira (12). Já nesta sexta-feira (13), o sol aparecerá com muitas nuvens no céu e os termômetros devem variar entre 17ºC e 36°C. Não há previsão de chuva.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Acidente entre ônibus e carro deixa três mortos na zona leste de São Paulo


Um acidente envolvendo um ônibus e um carro na madrugada desta sexta-feira, 26, deixou três pessoas mortas e outras gravemente…


Um acidente envolvendo um ônibus e um carro na madrugada desta sexta-feira, 26, deixou três pessoas mortas e outras gravemente…