Fechar

Policial

Patrulha do Batom

Da delegacia para o rádio: escrivã auxilia o empoderamento feminino

Publicado por Victor Simião/CBN Maringá, 18:31 - 18 de Janeiro de 2019

Relatórios, investigação e operações: há uma década essa tem sido a vida escrivã de Polícia Civil Paula Apoloni. Aos 35 anos, a maringaense vive há quatro em Astorga, cidade que fica a 50 quilômetros de Maringá.


Engajada em questões sociais, principalmente as que envolvem mulheres vítimas de violência, ele decidiu ir além, e não só auxiliar como uma agente do Estado. No ano passado, Paula criou o “Patrulha do Batom”, um programa que vai ao ar semanalmente em uma rádio da cidade.


Por ter contato com mulheres em situação de risco, a policial percebeu que muitas não conheciam os próprios direitos. Pensando nisso, ela desenvolveu o projeto. Da delegacia para o rádio, toda quinta-feira, às cinco horas da tarde, ela apresenta o Patrulha do Batom.


O objetivo é dar informações e auxiliar o empoderamento das mulheres; mas também ajudar os homens a entender o machismo – e eles participam, diz a policial em entrevista à CBN Maringá. O programa também discute os temas da semana, conta Paula Apoloni. Com isso, ela quer contribuir para mudar a sociedade.



"Já falamos sobre vários temas, fake news, saúde mental, saúde física, direitos. Eu acredito que saber os seus direitos e deveres, ser um cidadão bem informado é estar empoderado", diz Paula.



O Patrulha do Batom tem criado novas frentes de trabalho. Uma delas, em parceria com o projeto Sarau no Quintal, é a Geloteca – uma geladeira sem uso em que são colocados livros para empréstimo. Já são três itens do tipo, espalhados por postos de Saúde. E vem novidade por aí. Um aplicativo chamado Sempre Alerta, que funciona já em outros estados como Pernambuco, buscou a Patrulha para uma parceria.



Ouça a entrevista 



O Patrulha do Batom no momento também auxilia a criação de um centro para atender vítimas de violência doméstica.


Mais informações sobre o programa de rádio e a atuação de Paula Apoloni podem ser obtidas pela internet. É só procurar por Patrulha do Batom no Facebook ou no Instagram.

Bloco de Imagem

Foto: Reprodução/Facebook

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo