Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

02 de maio de 2024

Paraná tem bons números no combate a Covid-19


Por Gilson Aguiar Publicado 25/05/2020 às 11h24 Atualizado 22/02/2023 às 23h46
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Estado do Paraná tem a menor taxa de contaminação pela Covid-19 em todo o país. Uma pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) mostra que o Estado tem 25,7 casos para cada 100 mil habitantes. Bem distante do Amapá que lidera a pesquisa com 668,65 casos para cada 100 mil.

Em número de mortes o Estado está na quinta posição, são 1,28 óbito para 100 mil habitantes. O Amazonas lidera a pesquisa com 40,27 para cada 100 mil. Nem sempre foi assim, no começo da pandemia o Paraná tinha percentuais diferentes.

O que determinou estes números foram as políticas de isolamento social e medidas de prevenção que foram bem sucedidas. O que demonstra agora o resultado. Uma prática que deve ser louvável. Colhemos o que plantamos.

Contudo o Governo do Estado tem preocupações com a mudança do panorama com a política de reabertura feita por algumas das principais cidades. O que segundo a Secretaria de Saúde deve ter cautela. Não podemos perder a mão agora que a possibilidade de uma reabertura de diversos setores da economia está ocorrendo.

Mais do que nunca a responsabilidade está nas mãos de cada um. A obediência às normas de segurança é fundamental. Tudo aquilo que sempre falamos, distanciamento social, higienização, uso de máscara e só sair de casa se for necessário. Medidas que para serem executadas dependem de cada um.

O que se denuncia também na pesquisa divulgada pela PUC-PR é um país desigual. O quanto determinadas regiões não tem uma estrutura de saúde, saneamento e informação mínimas. O quanto há uma precariedade que afasta cada vez mais de investimentos e crescimento parte considerável de áreas das regiões norte e nordeste do país. Mas esta é uma outra história.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Bebê de um ano engasgado com peça plástica é salvo por PMs no interior de SP


Um bebê de apenas um ano de idade engasgado com uma peça plástica foi salvo com ajuda da Polícia Militar…


Um bebê de apenas um ano de idade engasgado com uma peça plástica foi salvo com ajuda da Polícia Militar…