Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de abril de 2024

Seis candidatos a governador do Paraná participaram do 1º debate


Por Redação e Folhapress Publicado 17/08/2018 às 13h20 Atualizado 17/02/2023 às 23h25
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O primeiro debate entre os candidatos ao governo do Paraná foi realizado pela Band, com início nesta quinta-feira (16) e encerramento já no começo desta sexta (18).

Em Curitiba, a ordem de participação dos candidatos foi definida pelo sorteio: Ogier Buchi (PSL), Professor Piva (PSOL), Dr. Rosinha (PT), Ratinho Junior (PSD), Cida Borghetti (PP) e João Arruda (MDB).

Participaram candidatos de partidos que têm mais de cinco parlamentares no Congresso Nacional.

Candidatos aos governos de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul também foram sabatinados.

Veja abaixo a análise do colunista de “O Assunto é Política”, na CBN Maringá, Diniz Neto:

“De forma geral a estratégia dos concorrentes foi isolar Ratinho Junior, que vem liderando as pesquisas. Ao contrário, a governadora Cida Borghetti foi bastante demandada.

A tentativa dos candidatos do PSOL e PT foi colar em Ratinho Junior e Cida a ligação com o governo Beto Richa, encerrado no dia 6 de abril.

João Arruda também se colocou como “oposição” a Ratinho e Cida.

Chamou a atenção o ataque, aparentemente articulado, dos candidatos do PSOL e do PT a João Arruda, do MDB, citado por eles como “representante do governo golpista de Michel Temer”.

Em pergunta a Ratinho Junior, o Dr. Rosinha o chamou de “Beto Richa”, de forma irônica. No início da resposta, o candidato do PSD respondeu dizendo que a barba branca e a experiência de Rosinha na política não combinavam com a ironia e a brincadeira em debate da maior seriedade e importância. Na réplica, o Dr. Rosinha disse que o humor é capaz de revelar verdades.

Na parte final do debate, Piva e Rosinha cruzaram perguntas, utilizando o tempo para as suas propostas e críticas aos candidatos de coligações mais fortes, mais conhecidos e populares.

O candidato do PSL, Ogier Buchi, terminou sendo o que mais recebeu perguntas, de todos os candidatos. Estratégia, também, para evitar a participação de candidatos mais conhecidos na corrida ao Palácio Iguaçu.

Com Cida, Ratinho e João Arruda, Ogier respondeu e fez perguntas sem maiores divergências e polêmicas. Teve embates, entretanto, com os candidatos do PSOL e do PT, evidenciando a sua posição liberal em contrapartida com as ideias socialista do professo Piva e do Dr. Rosinha.

Ogier citou Jair Bolsonaro como seu candidato, reafirmando sua fidelidade partidária, uma clara alusão à declaração de apoio de Bolsonaro ao candidato Ratinho Junior. Há uma dúvida sobre o registro da candidatura de Ogier. O PSL declara que não fez o registro.

O candidato ao governo pelo PT, Dr. Rosinha, lembrou o candidato definido pelo partido, o ex-presidente Lula, que, segundo afirmou, foi o melhor presidente de toda a história do Brasil e vencerá as eleições, em 2018.”

Presidenciáveis

Candidatos à Presidência participam nesta sexta-feira (17) do segundo debate da corrida eleitoral antes do primeiro turno, que será realizado pela Rede TV, às 22h. O ministro do TSE Sérgio Banhos rejeitou o pedido de participação de Lula no programa. Confira o calendário de debates.

A campanha eleitoral começou oficialmente nesta quinta. Treze candidatos apresentaram registro no TSE para disputar a Presidência da República. O PT registrou a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, que foi contestada pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

O primeiro turno está marcado para 7 de outubro, e o segundo ocorrerá no dia 28 do mesmo mês.

Leia mais notícias de política.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação