Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de abril de 2024

Liberdade é fato e não idealismo


Por Gilson Aguiar Publicado 21/04/2020 às 12h34 Atualizado 23/02/2023 às 09h33
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A luta pela liberdade não pode ser uma retórica

Hoje é o dia de lembrarmos José joaquim da Silva Xavier, o “Tiradentes”, militar, Alferes, um segundo tenente nas patentes de hoje. Lutou pela liberdade do “Brasil” no idealismo histórico. Mas efetivamente suas intenções se concentravam na região sudeste, o eixo entre Vila Rica e o Rio de Janeiro. A mineração decadente do Século XVIII e a capital da colônia.

Além de militar de patente baixa e limitado pela nacionalidade brasileira, o que lhe impedia de ascender dentro da hierarquia militar, “Tiradentes” complementava sua renda como dentista prático, se é que se pode chamar o tirador de dentes assim. No período colonial a preservação dos dentes era raro. Tirá-los por causa dos problemas da falta de higiene era comum. Trabalho não faltava, o que deu o nome do herói pátrio.

Nos seus deslocamentos entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, trazia encomendas para amigos e interessados, um muambeiro, como militar não seria pego na alfândega estabelecida para controlar o escoamento de ouro. Com um salário relativamente baixo, o alferes busca alternativas. Neste ponto, expressava o herói muito do que o povo ainda expressa.

Tiradentes participou de uma conspiração contra o governo português em uma Minas Gerais marcada pela exploração aurífera em decadência. O arrocho metropolitano se dava pela pesada carga tributária e um grande endividamento da população de extratores. A revolta a qual Tiradentes participou não foi popular. Se é que se pode chamar de revolta, não houve levante armado, apenas conspiração.

Mas apesar dos poréns do herói elevado e lembrado após a proclamação da república, 1889, Joaquim José da Silva Xavier simboliza a busca pela liberdade, que menos que um ato, é a construção diária. Feita ao longo da história. Vitoriosa de forma ampla após a reabertura, em um processo doloroso e consolidada pela Constituição de 1988 e expressa no processo de escolha nas urnas.

Tiradentes deve ser lembrado, pois o que está associado a ele nos é caro, a democracia, a liberdade de expressão e o estado democrático de direito, de forma ampla. Isto é o que não devemos esquecer hoje.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Caso de jovem morto após deixar sauna gay em SP é investigado pela Polícia Civil


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…