Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de abril de 2024

Convocação de profissionais da saúde pode ser feita pelo Governo


Por Carlos Emori/CBN Maringá Publicado 06/04/2020 às 14h51 Atualizado 23/02/2023 às 13h09
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Ministério da Saúde publicou na última semana uma portaria que permite a convocação de profissionais da saúde de 14 categorias para auxiliarem no combate ao coronavírus no sistema público.

O programa foi intitulado “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde” e os convocados farão um curso à distância de capacitação, com base nos protocolos oficiais de combate ao coronavírus.

O secretário de Saúde de Maringá, Jair Biatto, explica que na cidade já existe um programa de voluntariado no auxílio ao enfrentamento da covid-19 e já conta com mais de 400 profissionais.

“Nós temos nossa estratégia de voluntariado. […] Sabemos que essa convocação é feita do Ministério da Saúde, nós não temos o controle de quantos já preencheram essa convocação. Mas é todo profissional da saúde, […] que puderem fazer isso como cidadão, é importante para o enfrentamento do coronavírus, caso precisamos de todo esse enfrentamento nesse momento de crise que possa acontecer, se não fizermos adequadamente o isolamento social”, afirma o secretário.

Sobre o número de profissionais que seriam necessários para Maringá, Jair Biatto, afirma que vai depender da evolução do coronavírus no município. Segundo ele, com a situação atual, o município tem condições de realizar os atendimentos sem a necessidade de novos profissionais.

“Já temos desenhado aumentos de médicos para UTI, caso aumente a necessidade de UTI. Isso vai fazer com que a gente tenha que contratar mais profissionais, ou através da convocação do Ministério da Saúde”, explica Biatto.

As categorias citadas no programa são: serviço social, biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia, técnicos em radiologia.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação