Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de abril de 2024

‘Tecnologia e saúde’ é tema de palestra na 2ª Conferência da Saúde


Por Redação GMC Publicado 04/11/2018 às 11h40 Atualizado 18/02/2023 às 20h33
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Além das colaborações diretas da tecnologia para a saúde, como o desenvolvimento de novas medidas preventivas, o progresso da ciência pode contribuir, ainda, indiretamente para o setor e, consequentemente, para o crescimento econômico do país. É o que pensa o cardiologista e membro do Instituto Coração do Triângulo Roberto Vieira Botelho e o que vai ser discutido durante a 2ª Conferência da Saúde.

“É impossível haver desenvolvimento econômico sem a correspondência de uma boa saúde [e] a revolução digital é a única maneira de oferecer saúde de qualidade com custo suportável”, avalia o especialista, palestrante confirmado do evento, que ocorre de entre segunda (5) e quarta-feira (7), em Maringá.

Discutindo a “Revolução digital e as novas fronteiras da medicina”, o especialista explica, durante a noite do último dia de evento, como a transformação digital permite universalizar acessos, descentralizar complexidade, baixar custos e, assim, promover equidade para o setor. Segundo ele, no momento de fala na conferência, pretende abordar e explicar os três importantes segmentos em que a revolução digital é capaz de promover transformação na saúde.

“O primeiro é a geração de informações através da pesquisa clínica. Ela foi profundamente transformada pelo número exponencial de novas moléculas disponíveis, moléculas computadorizadas. O segundo aspecto é a assistência. As redes de saúde equipadas e potencializadas com a transformação digital, que nós chamamos de convergência digital, se tornam muito mais eficientes para a prestação de assistência e os profissionais de saúde empoderados pelas ferramentas da inteligência artificial vão perder menos tempo com atividades repetitivas, que não precisam de médicos”, afirma.

O terceiro aspecto, completa ele, é administrativo. “A gestão hospitalar, os prontuários eletrônicos são maçantes e hoje tomam pelo menos 60% do tempo dos médicos. A inteligência artificial, a linguagem computacional, a computação cognitiva tem facilitado essa interface e facilitado muito a vida dos gestores.”

A conferência

Com o tema “Gestão Inovação e Acreditação”, a 2ª Conferência da Saúde é promovida pelo Codem, por meio da Câmara Técnica de Saúde, em parceira com a Sociedade Médica de Maringá, com o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Maringá e Região (Shessmar) e o Sebrae.

Para Botelho, eventos como esse engrandecem o setor e têm como prerrogativa manter os profissionais da área atualizados. “Essas conferências têm um aspecto significativo por resumir, filtrar e entregar uma informação rica, consistente para a atualização dos profissionais relacionados à área”, destaca. Segundo ele, a grande dificuldade na transmissão de conhecimento atualmente é a apresentação de informação relevante e concisa. “É um volume muito grande [de informação], difícil de ser filtrado pelos interessados. Então, o Codem passa a ser um elemento de filtro e de entrega de informação validada, estruturada e respaltada.”

SERVIÇO

2ª Conferência da Saúde – Gestão, Inovação e Acreditação

Data: 5, 6 e 7 de novembro de 2018.

Local: Hotel Nobiles Suítes Maringá

Informações e inscrições: http://conferenciadasaude.com.br/

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação